terça-feira, 9 de março de 2010

Desenvolvido método de purificação de água que usa sementes


O processo é simples e envolve a trituração das sementes de Moringa que são adicionadas à água com impurezas, sendo depois necessário separar as partículas do líquido cuja carga bacteriana sofreu uma redução de 90% a 99,99%.
A Moringa, Moringa oleifera, é uma árvore adaptada à falta de água que é originária da Índia mas é atualmente cultivada na África, na América do Sul e na Ásia. A planta já foi considerada a “árvore mais útil do mundo”, como resultado dos variadíssimos usos dos seus componentes, que vão desde à extração de óleo para cozinhar, à produção de fertilizante para o solo, passando pela utilização como alimento.
Recentemente, foi descrito na revista Current Protocols in Microbiology, um procedimento de purificação da água recorrendo às suas sementes. Trata-se de uma nova utilização dos produtos da árvore que pode contribuir para aumentar o acesso à água potável em países em desenvolvimento, onde todos os anos morrem 10 milhões de pessoas de doenças associadas ao consumo de água não-potável , de acordo com dados das Nações Unidas.
O método de purificação da água envolve a trituração das sementes de Moringa formando uma pasta que é adicionada à água que necessita tratamento. As partículas ligam-se às impurezas e quando sedimentam devem ser separadas do líquido por decantação, obtendo-se água com uma carga bacteriana reduzida de 90% a 99,99%.

Nenhum comentário: