sexta-feira, 29 de maio de 2009

Consumo de energia limpa cresce 16% ao ano


Mesmo com a crise econômica, a oferta global de energia proveniente de fontes renováveis cresceu 16% em 2008, alcançando 280 mil megawatts (MW). E o índice continua aumentado este ano.A geração de energia solar por painéis fotovoltaicos conectados a rede de transmissão de energia elétrica, é a fonte renovável que mais cresce, alcançando uma capacidade de 13 GW. Os biocombustíveis também desempenham papel importante, tanto na produção de biodiesel como de etanol. No último ano houve um aumento de 34% no consumo de combustíveis verdes. Seguindo no ranking do desempenho, o setor eólico aumentou 29%, chegando a 121GW, ou seja, mais que o dobro da capacidade instalada mundial de 2005, que era de 59GW.
Esses números resultam de políticas favoráveis motivadas pelas preocupações com as mudanças climáticas e a segurança energética. Muitos governos vem adotando novas políticas ligadas à energia limpa e já estabeleceram metas ambiciosas. Hoje, 73 países já tem metas claras para a produção de energia renovável.No caso dos Estados Unidos, a integração da energia renovável à rede de distribuição é um desafio a ser encarado se país pretende aproveitar completamente esses recursos. Inicialmente é preciso construir linhas de transmissão para chegar ás fontes remotas de energia ─ o que implica em questões de localização e custos.
Os recursos para atender distribuidores e consumidores de energia incluem eficiência, painéis solares residenciais, combinação de calor e energia,e veículos elétricos recarregáveis ─ áreas nas quais a Comissão Federal Reguladora de Energia (FERC, na sigla em inglês) tem autoridade muito limitada, uma vez que a determinação do uso é da alçada de reguladores estaduais, operadores regionais e do mercado.Como chefe da FERC, Jon Wellinghoff revela que dará prioridade à eficiência da infraestrutura e integração da energia renovável à rede de distribuição e apoiará o uso de recursos de distribuidores e consumidores, que segundo ele “estão sendo subutilizados.
”Para apresentar o atual estágio de desenvolvimento energético renovável no Brasil e no mundo, especialistas da área se reunirão em Curitiba, de 18 a 21 de agosto de 2009, durante a realização do IV Congresso Internacional de Bioenergia e I Congresso Brasileiro de Geração Distribuída e Energias Renováveis.Entre os participantes internacionais, alguns como Thomas Amon, da Universidade de Viena, Annette Hester e John Benemann, dos Estados Unidos, Dirk Assmann, da Alemanha, e Vicenza Faraco, da Universidade de Nápoles, Itália, apresentarão palestras.
O Brasil será representado por pesquisadores e especialistas de empresas e universidades que também terão espaço para expor o atual estágio e perspectivas da energia limpa no país. Paralelamente ao Congresso realizar-se-á a segunda edição da BioTech Fair – Feira Intencional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel. A feira visa mostrar tecnologias e equipamentos para produção de energia limpa, proveniente de várias fontes como vento, sol, produtos agrícolas, algas marinhas, resíduos florestais, gás metano e até de lixo urbano. Uma usina de biodiesel completa foi montada no local do evento. Mais de 70 empresas, instituições e universidades apoiam os dois eventos. O programa completo de atividades está disponível no site http://www.eventobioenergia.com.br/



Nenhum comentário: