O homem não evoluiu a partir do macaco. E Charles Darwin também nunca disse isto.
Se houvesse um processo “evolutivo” que transformasse chimpanzés em homens, seria lógico encontrar-se ainda hoje macacos se transformando em homens, ou “chimpanzomens” de varias categorias. Ocorre que homens e macacos atuais descendem de um ancestral comum, que provavelmente era parecido com um... macaco. Mas tão diferente dos macacos atuais quanto estes próprios são entre si. Conseguimos facilmente diferenciar um gorila de um chimpanzé , ou um orangotango de um sagüi. Apenas nos achamos mais diferentes que os outros primatas. Provavelmente eles também pensem assim.
Coloque lado a lado o DNA do homem e o do chimpanzé e você descobrirá que existe uma diferença de pouco mais de 1% entre nós e eles. Até as cadeias de cromossomos de ratos e camundongos, por exemplo, têm menos em comum entre si do que nós e os outros primatas. Apesar disso, somos muito diferentes.
A principal razão para isso é a própria genética. Quando se trata de cadeias de DNA, uma ínfima mudança de ordem pode incorrer em uma grande alteração no fenótipo. Apenas 1% difere entre chimpanzés e humanos, mas estas alterações se espalham por 80% dos nossos cerca de 30 mil genes. Dessa maneira, fica fácil haver duas espécies completamente distintas.
Fonte: http://www.newscientist.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário