O verme de veludo cego (Tasmanipatus anophthalmus) é um invertebrado achatado e de corpo cilíndrico coberto de minúsculas papilas , que lhes dá uma aparência aveludada.Ele tem 15 pares de pernas articuladas pernas com pés bem desenvolvidos e antenas que se estende desde a cabeça. Quando em repouso mede 25-35 mm, embora ao andar se estende a aproximadamente 50 mm de comprimento. Não possui olhos e, com exceção das pontas marrom escuras de suas garras e mandíbulas, é completamente branco.Ele é endêmica da Tasmânia. Seu alcance é restrito à área de St Marys no nordeste do estado.
O verme de veludo cego é terrestre e habita principalmente as florestas de eucalipto seco. Como sua pele é permeável ele está propenso à perda de água e por isso está restrita a habitats úmidos, ocorrendo predominantemente nas profundezas do centro mole de toras de eucalipto em decomposição. O habitat principal da espécie é a floresta contendo numerosos registros de eucalipto em decomposição, onde os incêndios não de são alta intensidade ou freqüência ocorrendo dentro de pelo menos 20 anos A espécie é encontrada na maioria das vezes ao longo de riachos e barrancos sombreados. O verme de veludo cego vive vários anos e atinge a maturidade sexual em aproximadamente um ano de idade. A espécie dá à luz filhotes vivos 16-18 de cada vez, no entanto, existem poucos dados sobre o sistema de reprodução da espécie.
Carnívoro e de hábitos noturnos, ele caça expelindo um tipo de saliva viscosa, que pode alcançar até 30 cm de distância e que seca rapidamente em contato com o ar, transformando-se numa espécie de teia que segura sua presa, impossibilitando qualquer tentativa de fuga.Esta mesma saliva também pode ser usada para fugir de seus predadores.
Fonte: http://www.environment.gov.au
Nenhum comentário:
Postar um comentário