domingo, 27 de novembro de 2011

Macroglossum stellatarum, a incrível mariposa que pensa que é um beija-flor

A Macroglossum stellatarum, conhecida como mariposa Beija-flor, é um membro da familia Sphingidae. Seu longo nariz e seu comportamento de pairar no ar, acompanhado por um ruído semelhante ao ruído de um cantarolar, torna-a muito parecida com um beija-flor ao mesmo tempo em que se alimentam de flores. Não deve ser confundida com a mariposa chamada mariposa beija-flor da América do Norte, do gênero Hemaris,são membros da mesma família e com comportamento e aparência semelhante.
A semelhança com os beija-flores é um exemplo de evolução convergente. Ela voa durante o dia, especialmente no brilho do sol, mas também ao entardecer, e até mesmo na chuva, que é incomum para as mariposas mesmo diurnas. Suas habilidades visuais têm sido muito estudadas, e elas demonstraram ter uma habilidade relativamente boa para aprender a cores.
A mariposa beija-flor é distribuída em todo o mundo antigo, do Norte de Portugal ao Japão, mas reside apenas em climas mais quentes (Sul da Europa, norte de África e pontos do leste). É um inseto forte, amplamente disperso e pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar do hemisfério no Verão. No entanto ele raramente sobrevive ao inverno em latitudes setentrionais (por exemplo, norte dos Alpes na Europa, norte do Cáucaso na Rússia).
Ela é conhecida como "mariposa beija-flor" nos EUA e também como "mariposa abelha" na Europa, que por vezes causa confusão entre esta espécie e o gênero norte-americano. Duas ou mais ninhadas são produzidas a cada ano. Os adultos podem ser encontrados em qualquer época do ano, especialmente no sul da europa, onde pode haver três ou quatro ninhadas.


Fonte: http://ukmoths.org.uk/

12 comentários:

campo obrigatório disse...

Um tempo atrás, vi uma dessas, meio distraída, meio de relance, fiqueei com essa imagem na cabeça por muito tempo, fiquei tão impressionada e sem entender doque se tratava que cheguei a pensar não ter sido apenas 1 sonho.

Depois de um bom tempo fui descobrir de que se tratava de um inseto!! É impressionante!!!

Eu acho que os desenhos animados em que mostra animais mudando de personalidade, com crise de identidade tem tudo a ver com a natureza real!! kkkkkkk

Unknown disse...

Acabei de ver um desses aqui na Turquia. Achei que era beija flor mas as antenas me causaram dúvidas.
Comportamento identico ao do beija flor.
Obrigado pela informação.

Unknown disse...

encontrei uma dessas aqui em Florianópolis - SC. Incrível, demoramos para perceber que não se tratava de um beija flor, já que o comportamento é o mesmo. Pena não poder postar aqui as fotos....

Luís de Freitas disse...

Vejo sempre dessas aqui, no pé de Noni. Em Goianira, região metropolitana de Goiânia....

Unknown disse...

Eu acebi de ver um em Lisboa (Portugal)! Que incrível. Adorei e até gravei em slowmotion.

Unknown disse...

Vimos uma aqui em casa Franca-SP nem sabia que estavamos diante de um bicho exótico

Natalia disse...

Eu vi uma hoje a algumas horas atras no Rj

Unknown disse...

Acabei de ver uma em Portugal-Porto.
É maravilhoso ver 🤩

Cristhian Albuquerque disse...

Esto escrevendo por ser o assunto que explicou a minha pesquisa, sou de Santa Isabel SP e vimos em nosso pé de Dama da Noite que esta toda florida oque para nos seria um mini beija flor, que nunca vimos antes. Tentei filmar mas não consegui a imagem e depois de vê-lo melhor percebi as antenas que deixou todos aqui mais confusos ainda.
Fiz a pesquisa no google como beija flor com antenas e reportou a imagem desta mariposa.
Estou escrevendo pelo artigo não mencionar o clima brasileiro como um habitat deste bicho. Ela apareceu em torno das 10:40 AM e com o tempo nublado.
Foi muito interessante estas informações.
Cristhian Albuquerque

Unknown disse...

Tive o prazer de apreciar está animal aq em cajuri MG

Ricarso disse...

Hoje vi uma em Sintra Portugal

Unknown disse...

Acabei de ver um aqui no meu quintal, em Lisboa, Bairro de Belford Roxo-RJ