segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Coleta seletiva


A coleta seletiva é uma alternativa ecologicamente correta que desvia, do destino em aterros sanitários ou lixões, resíduos sólidos que poderiam ser reciclados.
Com isso alguns objetivos importantes são alcançados:
a vida útil dos aterros sanitários é prolongada e o meio ambiente é menos contaminado.
Além disso o uso de matéria prima reciclável diminui a extração dos nossos tesouros naturais.Uma lata velha que se transforma em uma lata nova é muito melhor que uma lata a mais. E de lata em lata o planeta vai virando um lixão...No Brasil existe coleta seletiva em cerca de 135 cidades, de acordo com o professor Sabetai Calderoni (autor do livro Os Bilhões Perdidos no lixo Ed. Humanitas). Na maior parte dos casos a coleta é realizada pelos Catadores organizados em cooperativas ou associações.Sistemas de coleta seletiva podem ser implantados em uma escola, uma empresa ou um bairro.Não há uma fórmula universal.
Cada lugar tem uma realidade e precisamos inicialmente de um diagnóstico local: Tem cooperativas de catadores na minha cidade? O material separado na fonte e doado vai beneficiar um programa social? Vamos receber relatórios mensais dos pesos destinados? Qual é o tipo, volume e freqüência de lixo gerado? O que é feito atualmente? A cooperativa poderá fazer a coleta no local? Pra que separar em quatro cores se a coleta será feita pelo mesmo veículo? Como podemos envolver as pessoas? Jornalzinho? Mural? Palestras?Como você pode ver coleta seletiva é bem mais que colocar lixeiras coloridas no local.A Coleta seletiva deve ser encarada como uma corrente de três elos. Se um deles não for planejado a tendência é o programa de coleta seletiva não perseverar.
O planejamento deve ser feito do fim para o começo da cadeia. Ou seja: primeiro pensar em qual será a destinação, depois (e com coerência) a logística e por fim o programa de comunicação ou educação ambiental.Há algumas informações básicas que podem ajudar, clique aqui para baixar a cartilha da secretaria do meio ambiente de São Paulo sobre coleta seletiva.
Fonte:Pólita Gonçalves - http://www.lixo.com.br

3 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, Décio!

É muito importante que as pessoas em geral tenham a cultura de fazer a separação do lixo de suas residências e passar aplicar a coleta seletiva de lixo. Dessa forma, teríamos muito mais lixo para reciclar, menos disperdícios, mas economia para mutas pessoas e a natureza também agradeceria.

Abraços

Francisco Castro

Rei Daltro disse...

Pois é, Décio!
A coleta seletiva é uma realidade que, nos dias atuais, já deveria ser considerada como um serviço público essencial. Aliás, não só a coleta como também muitas outras ações de preservação do meio ambiente.
Mas essa realidade ainda vai demorar um pouco mais, não só da parte do governo, como também das pessoas em geral.
No condomínio onde moro, por exemplo, eu vivo cobrando do síndico e dos condôminos que adotemos essa prática da coleta seletiva, mas infelizmente essa cultura ainda não chegou na cabecinha deles.

Grande abraço.

Betty Cires disse...

é nota 1000!!! Parabéns!!