terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A energia vampira e o meio ambiente

Há um vampiro à solta. Seja no trabalho, em casa ou na cidade, este vampiro está consumindo a sua carteira e prejudicando o meio-ambiente. Mas ainda não há necessidade de cercar a casa e fazer um estoque de alho. Esse vampiro trabalha inteiramente através das tomadas da casa e acabar com esse monstro pode ser tão fácil quanto desligar alguns aparelhos.
A vilã em questão é a energia vampira, também conhecida como energia standby e carga fantasma. O termo refere-se à eletricidade que muitos aparelhos e eletrodomésticos consomem apenas por estarem ligados na tomada (mesmo quando estão desligados). Afinal, o que você acha que o carregador do celular faz o dia todo enquanto está plugado na parede? Se ele estiver quente quando você chega em casa do trabalho, então ele esteve consumindo eletricidade, mesmo sem nada para recarregar.
Individualmente, a sua escova de dentes elétrica recarregável pode não representar muito para a usina de energia local, mas o quadro geral é muito mais problemático. Somente nos Estados Unidos, a energia vampira custa aos consumidores mais de US$3 bilhões por ano. Com o tempo, muitos fornos de microondas e televisores consomem mais eletricidade durante as horas em que não são usados do que nas horas em que você os utiliza para esquentar o jantar e assistir ao seu programa favorito.

As causas da energia vampira geralmente incluem uma das seguintes:
1-O aparelho, tal como uma fonte de celular, fornece constantemente uma carga, mesmo se as baterias estiverem totalmente recarregadas ou se nada estiver ligado nele. Muitas fontes de energia, apelidadas de verrugas de parede por alguns críticos, desperdiçam até 50% da energia que elas consomem.

2-O aparelho usa eletricidade para ligar um monitor, um visor de hora externo ou um relógio interno. Em alguns casos, esse consumo de energia é justificável. Por exemplo, o seu refrigerador precisa monitorar os níveis de temperatura para ligar nos momentos apropriados. Porém, quando se trata de seu rádio, não é tão fácil justificar uma corrente constante de energia para manter o relógio digital aceso.

3-O aparelho nunca é desligado completamente para que esteja pronto para ser usado a qualquer momento. Muitas impressoras passam horas no modo standby, esperando o recebimento de sinais dos computadores conectados. Antes mesmo de pegar o controle remoto, a sua TV já está consumindo eletricidade para energizar o sensor que receberá o sinal.


Nenhum comentário: