quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Comunidades sustentáveis

Serenbe

As comunidades sustentáveis geralmente buscam minimizar o lixo, reduzir o consumo e preservar o espaço aberto. Idealmente, elas não utilizam recursos mais rapidamente do que eles podem ser repostos, e elas não produzem desperdício mais rápido do que ele pode ser re-assimilado no ambiente. Com certeza algumas comunidades são mais radicais que outras (algumas levam vidas totalmente desconectadas dos serviços públicos e evitam o uso do dinheiro emitido pelo governo), mas os princípios básicos são semelhantes.
­Projetar o bairro de forma a encorajar caminhadas ou o uso de bicicletas é uma das formas das comunidades sustentáveis colocarem esses dois primeiros princípios em prática. Menos pilotagem significa menos gasolina e emissões reduzidas. Muitos eco-vilarejos também possuem espaço para trabalho em casa ou encorajam as pessoas a trabalharem em casa. Elas também podem lotear uma parte do projeto para uso comercial, tornando a comunidade um ambiente auto-suficiente, no qual os residentes não precisam nem mesmo sair para fazer compras ou se divertirem. Este projeto é denominado, às vezes, como um estilo de vida viver-trabalhar-brincar.
O uso de técnicas de construção sustentável é outro componente das comunidades sustentáveis. Aqui estão alguns exemplos:
· Arquitetos projetam prédios para tirar vantagem das capacidades de iluminação e aquecimento do sol'.
· Eles instalam sistemas de economia de energia.
· Eles tentam usar fontes locais de materiais tanto quanto possível para eliminar os custos ambientais do transporte.
· Eles constroem com materiais duráveis e atóxicos que tenham sido reciclados ou colhidos de forma sustentável.
Você pode ver casas de fardos de palha ,que essencialmente usam fardos de palha como blocos estruturais; casas de massa, que são uma mistura de palha, barro e areia, ou casas de sacos de terra, que são exatamente o que o nome faz parecer: casas feitas de sacos cheios de terra.
Além das técnicas de construção verdes, as comunidades sustentáveis apóiam-se em métodos de jardinagem verde.Eles criam paisagens com plantas nativas e tolerantes à seca, que são criadas organicamente para reduzir o uso de água e manter os pesticidas e herbicidas longe do ambiente. Alguns povoados, como Serenbe, também mantêm jardins vegetais orgânicos que podem ser dimensionados para garantir uma fonte de alimentação local.
Muitas comunidades também separam uma parcela substancial de seu terreno como espaço aberto. Serenbe, por exemplo, reserva 80% de seus 900 acres para espaço verde, sendo 720 acres de colinas ondulantes, bosques e riachos livres de desenvolvimento.Um grande contraste com o amontoado urbano coberto de concreto em Atlanta, distante por apenas 54 quilômetros.
Outra forma com a qual as comunidades sustentáveis reduzem suas pegadas ecológicas é a captura e reciclagem do seu lixo, o que muitas vezes cria os seus próprios ciclos naturais contidos. Em vez de tratar os produtos normalmente identificados como lixo (como água de chuva e esgoto), os habitantes os transformam em recursos. O esgoto, por exemplo, é transformado em um composto que fertiliza as plantas e aumenta a produtividade do solo, e a água da chuva é recolhida e purificada por meio de inovadores sistemas de filtragem e reutilizada para regar as plantas.

Nenhum comentário: