sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Robô da NASA Curiosity, mostra que solo de Marte é semelhante ao do Havaí

As amostras de pó e partículas de solo de pequenas dimensões agora analisadas pelo robot Curiosity foram obtidas numa região designada “Rocknest” e a análise utilizou, pela primeira vez em Marte, um instrumento denominado CheMin (Chemistry and Mineralogy Instrument). Este instrumento usa a difração de raios x – que passa por fazer incidir estes raios numa amostra analisando depois a forma como os raios são defletidos - para determinar a composição mineralógica e obter pistas quanto à sua estrutura. No seu site, a NASA explica que a “identificação dos minerais nas rochas e solo de Marte é crucial para o cumprimento do objetivo de avaliação das condições ambientais do planeta vermelho no passado” porque “cada mineral registra as condições em que se formou”. 
Os resultados da análise revelaram que a mostra de solo recolhida é composta por dois componentes: pó que aí chegou através de tempestades de pó e areia fina, que tem uma origem mais local. O pó, que cobre toda a superfície de Marte, tem uma composição semelhante à dos materiais basálticos, sendo constituído por quantidades significativas de feldspato, piroxeno e olivina, e metade do solo é formado por materiais não cristalinos como o vidro vulcânico ou produtos resultantes da sua erosão, afirma a NASA. Esta composição do solo é muito diferente daquela das rochas de Marte já analisadas pelo Curiosity há algumas semanas, datadas em vários milhões de anos e que sugerem a exposição a um fluxo de água corrente. “
Até agora os materiais analisados pela Curiosity estão de acordo com as nossas idéias iniciais sobre os depósitos da cratera de Gale, registrando uma transição ao longo do tempo de um ambiente molhado para um ambiente seco – as rochas ancestrais, como os conglomerados, indicam um fluxo de água, enquanto os minerais nos solos são consistentes com uma interação com a água limitada”.O próximo passo do robô Curiosity será a procura, recorrendo ao instrumento SAM (Sample Analysis at Mars) de moléculas orgânicas que, se existirem, indicarão se já foi possível a vida em Marte. 


 Fonte: http://www.nasa.gov/

Nenhum comentário: