quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Russos buscam formas de vida de lago soterrado sob o manto de gelo de 14 milhões de anos.

Os russos estão a postos para se tornarem os primeiros humanos a alcançar um lago que está sob o manto de gelo da Antártida há vários milhões de anos. Este lago pode albergar formas de vida únicas para a ciência. Uma equipe russa tem perfurado o manto de gelo na Antártida para atingir o Lago Vostok, o maior lago soterrado da Antártida.
Este lago, com tamanho semelhante ao do Lago Ontario está coberto por 4 mil metros de gelo na Antártida Oriental e tem aproximadamente a mesma idade que o gelo que o cobre, cerca de 14 milhões de anos. Contudo, a água do lago terá “apenas” dezenas ou centenas de milhares de anos, uma vez que a água pode fluir entre diferentes lagos subglaciares.
Segundo os cientistas, este lago poderá ser o habitat de organismos bem adaptados ao frio que evoluíram independentemente ao longo dos milênios. Apesar dos russos terem sido os primeiros a perfurar o gelo, podem não ser os primeiros a retirar amostras do Lago Vostok. Se não alcançarem o lago, os cientistas são forçados a sair durante o Inverno. Por sua vez, as equipes dos Estados Unidos e do Reino Unido estão prontas para começar a perfurar com equipamento especial no outono deste ano. Os cientistas envolvidos afirmam que não se trata de uma corrida e que há um grande valor científico nos três projetos.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/

Nenhum comentário: