A terra no Período Mesozóico foi dominada por dinossauros. No mar, no entanto, os répteis mais abundantes foram os ictiossauros e os plesiossauros. Grosso modo, estes animais encheram os nichos ecológicos agora ocupados por cetáceos com dentes, como golfinhos e orcas.Os Ictiossauros, de fato, parecia um pouco como os golfinhos, embora os plesiossauros com seus longos pescoços em forma de pás, eram diferentes de tudo agora vivo.Os Ictiossauros também pareciam cetáceos de outra forma: ao contrário da maioria dos répteis que viviam no passado, que colocavam ovos, eles davam luz a filhotes vivos. Durante anos, os paleontólogos se perguntam se o mesmo acontecia com os plesiossauros. Agora eles descobriram que era, mas com uma característica interessante.
Robin O'Keefe da Marshall University, em West Virginia analisou um fóssil de plesiossauro encontrado em Kansas em 1987, que os paleontólogos haviam suspeitado ser uma fêmea grávida de cerca de 4,7 metros de comprimento, mas que não tinha sido limpo e o estudou até o ano passado . Como ele relata na revista Science, ele encontrou uma série de pequenos ossos, aparentemente pertencentes a uma amostra pequena da mesma espécie, na cavidade abdominal do fóssil (veja acima, os ossos extras são destaque). É improvável que estes eram os restos de uma refeição porque os ossos não são discriminadas no caminho, o que seria de esperar se eles fossem parcialmente digeridos. Em vez disso, o Dr. O'Keefe acredita ter descoberto evidências de que os plesiossauros, também, davam à luz a filhotes vivos.
Além disso, todos os ossos de bebê vinham de um único indivíduo, estima-se que teria 1,5 metros de comprimento. Os Ictiossauros e outras espécies vivíparas contemporâneas, pelo contrário, davam à luz a filhos múltiplos.Para o Dr O'Keefe ter uma criança de cada vez é a expressão máxima de qualidade. Implica um enorme investimento parental na prole uma vez que, se você perdê-lo, você perde tudo. Muitas vezes, também, implica na criação de um certo grupo social, dentro do qual podem ser negociados favorecimentos para distribuir a carga da paternidade. Mais especulativamente, pode até implicar um certo grau de inteligência, como os mamíferos mais inteligentes e também os pássaros que geralmente vivem em grupos.
Tudo isso é muita especulação sobre um único fóssil, é claro. Mas se novos estudos confirmarem a tese do Dr O'Keefe, Isso significaria que os plesiossauros não só ocuparam um nicho ecológico semelhante às baleias, mas comportaram-se como eles, também.
Fonte: http://www.economist.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário