segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O inacreditável sapo púrpura

O Nasikabatrachus sahyadrensis é uma espécie de anuro pertencente à família Sooglossidae.São também chamados de sapo púrpura ou sapo nariz de porco, foi descoberto em outubro de 2003 na Índia e é exclusivo desta região.
O corpo do Nasikabatrachus sahyadrensis é semelhante à da maioria dos sapos, mas é um pouco arredondado em comparação com aos outros sapos dorso ventralmente achatados. Seus braços e pernas estão fora do padrão dos corpos dos anuros. Em comparação com outros sapos, ele tem uma cabeça pequena e um focinho apontado incomum. Os adultos são normalmente de cor púrpura escura. A amostra com a qual a espécie foi descrita originalmente possuía sete centímetros de comprimento da ponta do focinho até a ponta do urostilo. Além disso,possui uma curiosidade, o seu grito soa parecido com o de uma galinha.
A espécie foi descoberta no distrito de Kerala Idukki pelo Tropical Botanic Garden,o Instituto de Pesquisa em Palode, Índia e Franky Bossuyt da Vrije Universiteit Brussel (Universidade Livre de Bruxelas). O sapo passa a maior parte do ano no subsolo, aparecendo apenas por cerca de duas semanas, durante as monções, para fins de acasalamento. O nome científico deriva da palavra sânscrita nasika (nariz) referindo-se ao focinho pontudo, batrachus palavra grega para sapo, e Sahyadri o nome local da cordilheira, onde foi encontrado - no Ghats Ocidental.
Este sapo é um fóssil vivo e foi inicialmente atribuído a uma nova família, a Nasikabatrachidae, mas tem sido recentemente atribuído a familia Sooglossidae.Como um membro da família Sooglossidae, a origem da espécie encontram-se nas ilhas Seychelles, onde a família era anteriormente muito conhecida. A origem da distribuição remonta a cerca de 100 milhões de anos atrás, durante o qual a Índia, Ilhas Seychelles e Madagáscar formaram uma única massa de terra que se separou devido à deriva continental.




Fonte: http://www.itsnature.org

Nenhum comentário: