quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ecotecnologia:Algas cultivadas para converter CO2 em álcool etílico combustível e plástico

Em um esforço para abastecer o mundo com energia limpa e barata, a Dow Chemical e a Algenol Biofuels uniram-se para construir fazendas agrícolas de algas que podem converter dióxido de carbono em álcool etílico, que pode ser usado em veículos ou pode igualmente ser usado para produzir plástico substituindo o uso de gás natural. O consórcio das empresas anunciou que construirão uma planta de demonstração que converterá eficazmente CO2 em combustível.


A planta merece aplauso não apenas por causa do resultado final, mas igualmente porque o cultivo das algas não exige muito espaço. As companhias planejam plantar algas nos “bioreatores,” que são nada mais nada menos que calhas cobertas com plástico flexível e cheias com o água salgada. A água é saturada com dióxido de carbono, que ajuda as algas crescer. As algas que cresce dentro destes bioreatores usam a fotossíntese para converter o CO2 e a água em álcool etílico, oxigênio e água fresca.

O oxigênio gerado pode ser usado para queimar carvão em uma central energética em uma maneira muito mais limpa, e o dióxido de carbono emitido pelo queima do carvão pode por sua vez ser alimentar o bioreactor das algas para que o processo continue. Atualmente a companhia tem aproximadamente 40 bioreatores na Florida e planejam instalar 3.100 unidades em outros 24 locais. O consórcio acredita que sua planta de demonstração pode produzir 100.000 galões do álcool etílico todos os anos com o custo tão baixo quanto $1 dólar o galão.

Nenhum comentário: