



A função da reprodução é realizada pela rainha e pelos machos. A rainha vive dentro do formigueiro, é maior que as restantes formigas, perde as asas depois de fecundada e durante toda a sua vida põe ovos. Os machos aparecem apenas quando é necessário fecundar uma nova rainha, o que acontece durante um vôo em que participam milhares de fêmeas e machos alados; depois da fecundação, os machos não são autorizados a entrar no formigueiro e geralmente morrem rapidamente.

Existem também outras 2 funções: a de operário e a de soldado. As operárias tomam conta da cria (ovos, larvas e pupas), fazem à limpeza do formigueiro e coletam o alimento. Já as formigas soldados guardam a entrada do formigueiro sem descanso. As pequenas formigas desenvolvem-se por metamorfoses completas, passando por um estado larvar equivalente à lagarta dos outros insetos e pelo estado de pupa.

Fonte: http://www.antweb.org/
Um comentário:
Muito legal esta matéria sobre as formigas. Parabéns!
A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.
Convido você a conhecer também este novo agregador: http://www.caixadedicas.com
Confira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar seus links e aumente exponencialmente as visitas de seu site.
Postar um comentário