
Dr. Roman Stocker, um biofísico do Instituto de Tecnologia de Massachusetts em Cambridge (EUA), foi inspirado para investigar a física de voltas de gato depois de observar o seu próprio animal de estimação a beber. "Eu percebi que havia um problema de biomecânica interessante escondido por trás dessa acção muito simples", disse ele.Durante a investigação, foram utilizadas imagens de alta velocidade para capturar o equilíbrio das forças que o gato utiliza enquanto bebe e a mecânica da água que está a beber. Descobriram que os gatos enrolar a sua língua para trás de modo a que a superfície superior toque ligeiramente no líquido.
Quando um gato levanta a sua língua com rapidez, a água entra na sua boca em forma de uma coluna líquida e vai crescendo por inércia. A seguir, o gato fecha a mandíbula para capturar o líquido antes que a gravidade quebre esta coluna.Para ter uma ideia melhor do mecanismo que está por trás da sua língua, a equipe realizou algumas experiências físicas.
Depois de analisar as diferentes velocidades das "lambidelas" dos gatos, os investigadores foram capazes de quantificar as funções da gravidade e da inércia para determinar a frequência ótima do movimento de sua língua.Esta sequência revelou algumas surpresas, como a descoberta de que as lambidelas dos gatos ao beber são muito diferentes dos cães. Outra surpresa foi a rápida velocidade em que se move a língua de um gato, quase um metro por segundo. Isto implica que a tensão superficial do líquido não desempenha nenhum papel no processo. O líquido é dominado pelas forças da gravidade e da inércia.
Fonte: www.elmundo.es
Um comentário:
how de bola a matéria!
eu tenho um gato preto, e tb sou aficionado por tecnologia, fututo, energia, etc...
eu espero que esses estudos em breve possam ajudar na descoberta de outras fontes de energia, como por exemplo, magnetismo e gravidade, que acredito que no futuro (um pouco distante eu concordo) serão as principais fontes de energia humana. é um "Q" de ficção científica com total perspectiva de dar certo
Postar um comentário