Uma equipe do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, liderado por David Charbonneau, descobriu o planeta GJ1214b, que é maior que a Terra, mas menor do que Urano, e tem muito mais água e um material muito menos sólido do que o nosso planeta. De acordo com os pesquisadores, este “Planeta Água” é inteiramente coberto por um oceano. Mesmo sua atmosfera possui uma camada de vapor de elevada espessura. Uma "atmosfera densa de vapor de água.”.
Segundo os pesquisadores, o que está acontecendo neste novo tipo de mundo é algo que não podemos imaginar: "as altas temperaturas e altas pressões formaram materiais exóticos como" gelo quente "ou" água “superfluida ", substâncias que são completamente alheias à nossa experiência cotidiana. "
A teoria é de que GJ1214b foi formado "mais longe da sua estrela, onde o gelo de água era abundante", e então ele foi ficando mais próximo, fazendo todo o gelo se liquefazer. Agora,o GJ1214b orbita a sua estrela anã vermelha "a cada 38 horas a uma distância de 1,3 milhões de quilômetros." Isso resulta em uma temperatura de 450 graus Fahrenheit.
Fonte: http://m.gizmodo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário