Durante muito tempo os biólogos não entendiam uma coisa simples: como os cães de rua sabem quais pessoas têm mais probabilidade de dar-lhes alimentos? Agora, parece que foi encontrada uma resposta: esses animais são capazes de ler expressões faciais humanas. Uma equipe da Universidade da Flórida observou que os cães que têm mais contato com as pessoas estão muito mais conscientes de pistas verbais e não verbais. Há uma explicação simples - observando as pessoas, os cães aprenderam a ler os seus gestos. É por isso que cães se comportam bem na nossa frente, mas logo que desviamos o olhar, eles se tornam travessos.
A autora do estudo Monique Udell conduziu dois experimentos para comparar o comportamento de cães domésticos, cães de rua e lobos solicitando comida. No primeiro caso, os animais estavam lidando com uma pessoa atenta, no segundo - com uma pessoa que não os via. Monique, em particular, estava interessada em descobrir como o ambiente onde os "sujeitos" estavam, afeta sua capacidade de mendigar. No primeiro experimento, os lobos, bem como os cães de estimação, têm mais sucesso em se comunicar com uma pessoa atenta. Isto sugere que ambos os animais, doméstico e selvagem, mudam seu comportamento, dependendo do grau de sensibilidade humana. Ao mesmo tempo, ambos os tipos mostraram uma melhora nos resultados de cada vez.
No entanto, paradoxalmente, os cães não responderam aos estímulos visuais dado a eles por uma pessoa que pretenda partilhar o tratamento com eles. Porém, isso só se aplica aos cães de rua: os cães de casa, perfeitamente dominam a arte de mendigar, e da arte de ler as intenções das pessoas. Os resultados dos experimentos mostraram que os cães seguem as dicas sutis que uma pessoa lhes dá, mesmo que inconscientemente. A combinação de certos gestos e da experiência obtida ajuda um cão a entender que uma pessoa vai dar-lhe um deleite.
Se as pessoas podem aprender a imitar lobos e cães, por que esses animais são incapazes de fazer a mesma coisa com a "linguagem das emoções humana”? Estes animais são muito atentos e tem uma grande memória. Muito provavelmente os cães que vivem com pessoas por um longo tempo compreendem a "linguagem" dos músculos faciais. Provavelmente, os cães olhando para rostos humanos podem adivinhar se eles vão receber certo tratamento. Os músculos faciais, muitas vezes demonstram as nossas intenções e desejos, quer queiramos ou não. É muito difícil controlar o trabalho desses músculos, e ninguém consegue controlar a sua expressão facial a cada segundo. Não é difícil para os cães decifrarem os humanos. Devido ao fato de que estes animais têm uma boa memória, eles aprendem rapidamente a "linguagem" das expressões faciais humanas, tornando-se consciente de nosso humor.
Fonte: http://english.pravda.ru
Muito interessante. Gatos tbm devem entender as expressões faciais dos humanos.
ResponderExcluirisso é muito real, quando estou me dirigindo com intenção de dar alguma besteira pros meus animais eles ja sabem.
ResponderExcluirEu já sabia.
ResponderExcluir