Com a capacidade de transmissão de doenças, tais como a malária, febre amarela e dengue, os mosquitos podem ser mais do que apenas um aborrecimento. Distribuídos ao redor do mundo, eles são um inseto comum em áreas mais quentes dos trópicos, embora muitos se adaptaram a viver em regiões mais frias do planeta.
O mosquito é o animal que mais mata seres humanos. Anualmente eles matam em torno de 2 milhões de pessoas.Embora qualquer um possa ser vítima de uma picada de mosquito, existem algumas pessoas que são mais suscetíveis que outras. Supostamente, as crianças são mais susceptíveis de serem mordidas que os adultos e as pessoas de cabelo louro são mais susceptíveis a picadas do que as de cabelos escuros. Diz-se também que as mulheres são mais susceptíveis de serem mordidas que os homens.
A roupa que você veste também pode fazer a diferença e pessoas vestindo roupas escuras supostamente são mais propensas a serem picadas que aqueles vestindo roupas claras. É apenas o mosquito fêmea que procura sangue, ela precisa dos nutrientes contidos nele para produzir ovos. A dieta de ambos os mosquitos machos e fêmeas geralmente inclui o néctar das plantas. Considerando a quantidade média de sangue que um mosquito retira em uma única mordida, foi estimado que seriam necessários mais de 200.000 mosquitos para drenar todo o sangue de um corpo humano.
A proliferação dos mosquitos é em grande parte devido aos seus hábitos de procriação. Uma fêmea pode depositar 300 ovos de uma só vez e em sua curta vida pode produzir até 3.000 ovos. Nos Estados Unidos estima-se que existem quase 180 espécies diferentes de mosquitos. Em todo o mundo estima-se que hoje existam cerca de 3.000 espécies diferentes de mosquitos. A marca de coceira vermelha que aparece depois da picada de mosquito é na verdade uma reação à saliva deste inseto. Antes de sugar o sangue, o mosquito injeta saliva, que atua como um anti-coagulante e mantém o fluxo do sangue. Sem esses coágulos o sangue é rapidamente sugado pelo animal.
Os mosquitos são conhecidos por terem vivido no planeta a mais de 100 milhões de anos, então parece que ele é um excelente sobrevivente. O mosquito médio só podem voar a cerca de 1 a 1,5 milhas por hora.Grande parte dos mosquitos não vão muito longe de seu local de reprodução. A maioria vai viver a sua vida dentro de cerca de uma milha da área onde eles foram criados. No entanto, algumas espécies são conhecidas por migrar até 70 quilômetros para encontrar uma refeição de sangue. Apesar de um incômodo e um perigo em alguns casos, os mosquitos são insetos fascinantes. Eles foram os primeiros animais do planeta há milhões de anos e conseguiram colonizar a maior parte deste. Eles tendem a viver por muito tempo e é um inseto que os seres humanos vão ter que aprender a conviver.
Fonte:http://www.scientificamerican.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário