sábado, 18 de setembro de 2010

O rio Amazonas corre o risco de secar

O rio Amazonas, considerado como o mais caudaloso do mundo está reduzido a enormes praias de areia. Uma grande quantidade de água desapareceu e o intenso Verão que atingiu este ano o país ameaça com a extinção do que resta.
O Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais (IDEAM), lançou um alerta advertindo que o Amazonas passou de 13 e 15 metros de profundidade para 6 metros em apenas duas semanas em áreas onde existem estações de controlo, um acontecimento nunca antes visto, de acordo com as autoridades ambientais do sul da Colômbia.
A grande preocupação é que as enormes embarcações que carregam mercadorias em lata, como cerveja, comida e outros produtos não podem chegar perto de Leticia, capital do Amazonas, porque ficam ancorados por falta de profundidade. Letícia é apenas alcançada por avião ou por barco, não havendo estradas e a maioria da população, em grande parte com escassos recursos, têm que se mover por via fluvial por ser uma via mais económica.
Olbar Andrade, governador do Amazonas, mostrou-se muito preocupado com esta notícia. “O problema não é novo, desde há vários anos que vejo a água a desaparecer, mas este ano a situação piorou. Víamos o rio a correr com força o que não acontece hoje em dia”, expressa ao destacar que o preocupa a grande quantidade de peixes e animais aquáticos que podem morrer como consequência desta seca. Outro problema que pode surgir com esta é a perda do encanto turístico do Amazonas. Dezenas de turistas vieram a Letícia para observar os jactos de água, a espessa vegetação e as enormes embarcações que se cruzavam de um lado para o outro. Hoje em dia o cenário é diferente.
“Esperamos que o rio recupere com a chegada da época de inverno”, diz Margarita Forero, investidora no sector do turismo. O IDEAM diz que as chuvas regressam em Outubro. Mas o cenário actual de Letícia é um ninho de lama, entulho e terra.



Um comentário:

  1. ALERTA: Humanidade & Paradigma Milenar

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    As Mudanças Climáticas vem sendo o FOCO para a HUMANIDADE na QUESTÃO da Preservação do Meio Ambiente & Biodiversidade.

    A HUMANIDADE acredita que a Energia Elétrica deve se tornar a BASE ENERGÉTICA para manter funcionando as Indústrias, os Transportes, entre outras DEMANDAS dos Seres Humanos.

    Essa QUESTÃO tem INDUZIDO muitos Seres Pensantes ÉTICOS ou NÃO a passar a atuar em BUSCA das SOLUÇÕES – isso leva a Equipe BR do AGUAPÉ a apresentar o ALERTA: A RESULTANTE das possíveis Soluções ÉTICAS & Soluções NÃO-ÉTICAS será INSUFICIENTE, pois as Forças Positivas e Forças Negativas se ANULAM.

    Isso sugere que os POLÍTICOS de todos os PAÍSES precisam ser ACORDADOS para o PARADIGMA MILENAR da Necessidade & Importância da UNIÃO dos POVOS até hoje NÃO RESOLVIDO, pois SÓ vamos conseguir uma BOA RESULTANTE se houver MAXIMIZAÇÃO das Somas de Esforços ÉTICOS e mecanismos para o combate de Esforços NÃO-ÉTICOS.

    NOTA: NÃO seja OMISSO, pois seus FILHOS te cobrarão no FUTURO – arranje o tempo necessário e faça o que estiver ao seu alcance para ALERTAR os nossos Cidadãos Brasileiros, em especial os nossos PARLAMENTARES & GOVERNANTES.


    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir