quarta-feira, 28 de julho de 2010

O "terrivel" Amblypygids ou escorpião chicote

O Amblypygids também é conhecido como escorpião ou aranha chicote sem cauda (não deve ser confundido com o escorpião ou aranha chicote que pertencem à ordem Arachnid Thelyphonida). O nome "amblypygid" significa "traseiro fechado", uma referência à falta do telson ("cauda"), levado por espécies relacionadas.
Em 2002, cerca de 5 famílias, 17 gêneros e 136 espécies foram descobertas. Eles são encontrados em regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo. Algumas espécies são subterrâneos, muitas são noturnas. Durante o dia, eles podem se esconder sob troncos, cascas, pedras ou folhas. Eles preferem um ambiente úmido. O Amblypygi não é uma aranha ou escorpião de verdade, mas uma ordem distinta de aracnídeo.
O Amblypygids tem sido uma criatura mal compreendida ao longo da história, e continuam a ser até hoje. Em alguns locais onde é encontrado o amblypyids, as pessoas locais têm medo deles, e os considera serem altamente perigoso. Por exemplo, em uma visita às Seychelles, em 1872, um biólogo foi informado pelos habitantes locais que a mordida do amblypygid poderia causar inchaço do corpo, cólicas e vômitos, e que se não for tratado com amônia, estes acabariam por resultar em doença prolongada ou a morte. Em amostras de visualização trazidas para a Europa a partir de localidades tropicais, alguns cientistas foram igualmente temíveis. Um dos primeiros autores a descrever o amblypygids escreveu que seria capaz de infligir ferimentos graves com seus pedipalpos, e poderia até causar a morte com sua mordida.

No entanto, o mais curioso sobre estas criaturas assustadoras é que eles são completamente inofensivos. Eles não têm nenhuma maneira de infligir picadas, ou de qualquer forma ferir um ser humano. o Amblypygids não tem veneno, e sua formidável pedipalpos são usados exclusivamente para a captura de presas pequenas como grilos minúsculos rastejando em troncos de árvores.
Ainda hoje, a mídia popular não fez qualquer esforço para desacreditar o mito de que amblypygids são perigosas para os seres humanos. Por exemplo, na versão cinematográfica de Harry Potter e o Cálice de Fogo, uma amblypygid é descrito como "letal" por Mad-eye Moody, que tortura o animal com uma maldição até Hermione pedir para ele parar.
O Amblypigids fez outras raras aparições na televisão por causa da sua invulgar "aparência" chocante. No show " Fear factor ", os concorrentes foram obrigados a comer as criaturas, mostrando que os seres humanos são muito mais perigosos para o amblypygids do que o amblypygids é para nós.



19 comentários:

  1. Como tem aranha hein! srrssr Gostei da matéria.

    ResponderExcluir
  2. Cara!! impressionante esses insetos e animais esquisitos!! Parabéns pelo Blog amigão!

    ResponderExcluir
  3. oláá muito bom seu post..
    parabens pelo blog
    estou divulgando o link desse post no meu blog
    grande abraço
    http://acoordesparavida.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu achei um desses dai num cupim no sitio.
    O que eu fiz? Corri e peguei um vidro e coloquei ele....

    Tentei criar o bicho, até joguei uma barata pra ele, mas ele só despedaçou ela.

    Ah, ele esguicha um liquido fedorento.....

    ResponderExcluir
  5. Legal pra caramba!

    http://falsidade.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. tem um video no youtube que uma garota parece comer um destes, para ganhar uma ferrari... muito esquisito ele... o link do video esta abaixo, no youtube é só procurar: "Voce comeria uma aranha pra ganhar uma ferrari"

    http://www.youtube.com/watch?v=lrT7gMBhL0E

    ResponderExcluir
  7. De fato, nós que fazemos mal a eles, e não o contrário.

    ResponderExcluir
  8. Só uma coisa pra dizer o que esse bixo me lembra...Harry Potter e o Calice de fogo...

    ResponderExcluir
  9. Este escorpião chicote nã é mesmo escorpião vinagre,será que eles são da mesma família ou algo assim, porque antigamente eu tinha um livro que caracterizava este aí da foto como escorpião vinagre,mas vi no google outro animal com uma cauda...

    ResponderExcluir
  10. Achei uma aranha dessa espécie no meu quarto...infelizmente e por falta de conhecimento acabei matando a pobre criatura..fiquei aterrorizado com os pulos que ela dava

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Apenas uma coisa, em Harry Potter, quando Olho-Tonto diz "letal" ele refere-se as maldições imperdoáveis que lança contra a arranha. :)

    ResponderExcluir
  13. Não é uma aranha e nem um escorpião, é uma espécie de aracnídeo, parece que alguns não se atentaram a isso pq continuam tentando classifica-lo como um ou outro!

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente acabei matando uma dessas exatamente por medo e não conhecer que era inofensivas. Minha bebe brincava na sala da nossa casa quando uma dessas apareceu, e eu com muito medo ao ve-la acabei por mata-la.

    ResponderExcluir
  15. Foi encontrado um na casa do meu pai, em uma fazenda no interior do Ceará, minhas irmãs mataram ficaram com medo ,é um bicho horrível acharam que era perigoso.

    ResponderExcluir
  16. Matei uma hoje por o povo da localidade diz uma ferrada dela a pessoa fica paralizada

    ResponderExcluir
  17. Matei um aqui hoje... Mas tirei a foto e vim pesquisar

    ResponderExcluir