Fonte:http://www.toptenz.net/
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Sinais recentes da evolução do ser humano
Fonte:http://www.toptenz.net/
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Arctica islandica um dos animais que pode viver mais tempo (400 anos)
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Top 10 filhotes mais feios do mundo
2-Bebê passarinho
terça-feira, 27 de abril de 2010
Soluções ou loucuras (???) para resolver os problemas ambientais II
A solução: Pesquisadores japoneses desenvolveram um carro de corrida que roda com óleo de tempura - um método popular japonês de fritar peixe e vegetais. Eles colocaram o carro no famoso rali Paris-Dakar em 2007 como uma forma de conscientizar as pessoas sobre os biocombustíveis, que as pesquisas dizem que queima mais limpo que os combustíveis fósseis e sem tantas emissões nocivas.O Tempura é particularmente bem adaptado para o Japão - a comida é muito popular, tornando o óleo de cozinha prontamente disponíveis.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Desastre Ambiental ameaça Golfo do México
A plataforma estava alugada pela BP que já enviou para o local 30 embarcações de limpeza e aviões para verter dispersante nas manchas de óleo à superfície – desde o incidente têm vindo a ser liberados no meio marinho o equivalente a 1000 barris de petróleo diariamente.Simultaneamente há vários veículos submersíveis que, numa operação complexa, tentam suprimir a fuga. As operações deveriam ter começado no fim-de-semana mas por condições climatéricas adversas foram adiadas, tendo a área afetada pela mancha de petróleo aumentado para 1550Km2.
Há receios de que, se a operação não for bem-sucedida, a mancha possa vir a afetar praias, ilhas-barreira e zonas úmidas ao longo da costa americana. Por enquanto, as condições atmosféricas têm mantido o petróleo longe da costa, havendo a esperança de que as ondas causem a fragmentação da mancha permitindo a solidificação do petróleo e o seu afundamento.
Soluções ou loucuras (???) para resolver os problemas ambientais I.
A solução: Submergir o corpo em alcalóide e na água. Adicionar pressão e aqueça-lo. Deixe o corpo até a liquefação. O processo, chamado resomation, reduz o corpo a um líquido de compostos biológicos e ao cálcio dos restos dos ossos. O líquido pode ser usado como um fertilizante e o cálcio rejeitados sem dano ambiental, ou mesmo pôr em uma urna como cinzas. Os inventores desta técnica dizem que o processo promove emissões limitadas do carbono e não prejudica o meio ambiente como o enterro ou a cremação.
Eco loucuras: Este sistema provavelmente nunca será bem visto pelo público em geral, mas segundo alguns ecólogos (????) não há maneira melhor, Seria o céu para a consciência ecológica.
Fonte: http://www.time.com
sábado, 24 de abril de 2010
Projeto Europeu para a criação de sistemas sustentáveis de gestão de resíduos já iniciou
O projeto, intitulado “FENIX – Giving Packaging a New Life”, é coordenado pelo Giga – Grup d’Investigació en Gestió Ambiental da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e tem como parceiros a Ecoembes (Espanha), a Sociedade Ponto Verde e a PE Internacional (Alemanha).
Ao longo dos próximos três anos o Giga trabalhará com os parceiros e com mais 15 universidades e centros tecnológicos recolhendo dados e modelação dos processos de coleta, transporte e tratamento de resíduos.O objetivo é criar um programa que auxilie na tomada de decisões sobre a gestão de resíduos a nível municipal com base na perspectiva do ciclo de vida e integrando aspectos ambientais, económicos e sociais, os pilares da sustentabilidade.
Assim, o software a ser desenvolvido permitirá selecionar a opção mais sustentável no que tange à gestão de resíduos com base em parâmetros como o número de quilometros percorridos, as diferentes opções de coleta e tratamento e o rendimento das instalações, entre outras.
Fonte: Sociedade Ponto Verde – CI
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Descoberto no Bornéu o inseto mais comprido do mundo
Para além da diversidade de espécies que já se conhecia - que incluem o elefante-pigmeu, o orangotango, o rinoceronte e o leopardo-das-nuvens - no âmbito da investigação têm sido descobertas em média 3 espécies novas por mês.
Com efeito, foram 123 as espécies desconhecidas da ciência até à data que foram descritas nos últimos 3 anos e que justificam o estatuto de conservação atribuído à região. Entre estas novas formas animais recém-descobertas dadas a conhecer num relatório da WWF encontra-se o insecto mais comprido do mundo (Phobaeticus chani), um inseto-pau que pode atingir os 50cm de comprimento.A “Declaração do Coração do Bornéu”, prevê a cooperação dos 3 governos no que toca à gestão sustentável da região, o que passa por alargar a área protegida e desenvolver o Ecoturismo.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Ratzila, o maior rato do mundo
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Primeira “fábrica verde” da Coca Cola é inaugurada em Maceió
A Conviver Bebidas e Alimentos, primeira fábrica verde de refrigerantes do Sistema Coca-Cola na América Latina, foi inaugurada no dia 16 de abril (sexta-feira), em Maceió. Localizada no bairro do Benedito Bentes, a Conviver pertence ao Sistema Empresarial Constâncio Vieira – SECV e aumentará a capacidade de produção em mais de 40% na 1ª fase, o que será ampliado ao longo dos próximos cinco anos.
Os produtos desta nova fábrica serão comercializados, a princípio, nos Estados de Alagoas, Sergipe e parte da Bahia. A fábrica, no entanto, terá capacidade para, inclusive, abastecer outros mercados do Nordeste.
O investimento total da obra foi de aproximadamente R$ 90 milhões (60% em equipamentos e 40% em infra-estrutura), compreendendo uma área de 210 mil m², sendo 38 mil m² de área construída inicialmente. Com arquitetura extremamente moderna e concebida dentro dos mais rígidos padrões de sustentabilidade ambiental, a nova unidade da Conviver é uma fábrica construída no conceito de planta verde e está em processo de obtenção da certificação LEED fornecida pelo Green Building Council Brasil, o que garante a implantação das boas práticas da construção sustentável.
O evento contou com a presença do presidente da Coca-Cola Brasil, Xiemar Zarazúa, do diretor geral da Conviver, Ruy Vieira, do governador do Estado de Alagoas Teotonio Vilela Filho, do prefeito de Maceió Cícero Almeida, além de diversas autoridades locais e nacionais. O ex-governador de São Paulo José Serra, que tinha acabado de chegar a Maceió, também presenciou o evento. Após a cerimônia de inauguração, os convidados ainda tiveram a oportunidade de visitar as instalações e o processo industrial.
“Esta nova fábrica representa para o Grupo mais eficiência, competitividade no mercado, layout adequado, conforto para os colaboradores, visão de longo prazo, já que o projeto contempla as nossas necessidades para os próximos 15 anos, fazendo apenas pequenos ajustes, colocando mais linhas de produtos. Para o Estado de Alagoas e região Nordeste significa mais geração de emprego, renda e desenvolvimento. Tudo isso dentro de um conceito que visa à preservação do meio ambiente/sustentabilidade”, destacou Ruy Vieira.
Fábrica Verde – Diferenciais.
1.Escolha sustentável do terreno:
-O terreno foi escolhido em função da proximidade com comércio e serviço de forma a incentivar os usuários do edifício a deslocarem-se a pé, bicicletas ou transporte público, contribuindo assim para a redução dos níveis de emissão de gases;
-Pontos de transporte público de fácil acesso e próximos ao terreno;
-Adoção de grande área plantada no terreno, promovendo, entre outros, gerenciamento mais eficiente das águas pluviais, maior biodiversidade e redução do efeito ilha de calor.
2.Cobertura do galpão de produção com cor clara e pé direito alto, diminuindo o efeito “ilha de calor”, em função da maior reflexão solar e também da utilização de telhas com isolantes térmicos, propiciando maior conforto aos colaboradores;
3.Iluminação natural em todo galpão industrial;
4.Plano de controle de poluição da obra;
5.Uso eficiente de água e redução de uso de água potável em necessidades secundárias;
6.Paisagismo com o uso de plantas nativas ou adaptadas, diminuindo a necessidade de irrigação;
7.Instalação de equipamentos economizadores de água, como válvulas “Dual-flush” e reuso de água dos chuveiros para as bacias sanitárias e torneiras com temporizadores;
8.Instalação de sistema de captação e reuso de águas do processo produtivo para a irrigação;
Eficiência energética;
-Restrição das instalações consumidoras de energia como ar condicionado e iluminação artificial;
-Diversas soluções para a redução de consumo de energia, como tanque de acumulação, baixa Densidade de Potência Instalada de Iluminação (LPDI) e vidros eficientes;
9.Utilização de gases refrigerantes sem a presença de CFC no bloco industrial; 10.iluminação natural, utilização de telhas translúcidas e sistema de ventilação;
11.Materiais utilizados:
-Utilização de materiais locais na construção, diminuindo a distância do transporte e consequentemente a liberação de CO2 na atmosfera;
12.Instalação de área para captação e gerenciamento de resíduos (reciclagem) na planta do edifício;
13.Uso de madeira certificada (FSC) garantindo a origem de área de manejo florestal.
14. Qualidade interna do ar:
15. Uso de tintas com baixo índice de VOC;
16.Sistema de monitoramento de CO2 nos ambientes internos, garantindo uma boa qualidade interna do ar;
17.Equipamentos de controle de poluição, como capachos, instalados nas entradas dos edifícios, reduzindo a entrada de partículas contaminantes.
terça-feira, 20 de abril de 2010
Pescadores retiram das profundezas do oceano uma lula gigante
Cientistas Norte Americanos da Administração Oceânica e Atmosférica e do Departamento do Interior descobriram em suas redes de arrasto a temível lula, um verdadeiro monstro de 19,5 pés com peso de 103 quilos.
A lula foi capturada a 1500 metros de profundidade. Quando o monstro foi retirado, ele morreu. Os marinheiros espantados enviaram o seu corpo para uma investigação mais aprofundada, para o Museu Nacional de História Natural.Esta não é a primeira lula enorme, que foi encontrada. Elas poderiam facilmente ser chamadas de espécies mais raras do mundo, porque da última vez quando uma lula gigante foi capturada, foi no Golfo do México em 1954.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Descoberto “tapete” de micróbios do tamanho da Grécia
O estudo, levado a cabo por mais de 2000 cientistas de 80 países, decorreu ao longo de 10 anos e os resultados serão apresentados em Outubro num simpósio internacional em Londres.
O projeto revelou que a diversidade de seres microscópicos é muito maior do que se pensava – calcula-se que o número de géneros (o nível de classificação entre a espécie e a família) de micróbios possa ser 100 vezes superior à anterior estimativa.
Por outro, a abundância de seres microscópicos marinhos é também impressionante, destacando-se a descoberta de uma mancha de micróbios do tamanho da Grécia que cobre o fundo marinho em frente às costas do Perú e Chile.
Estes microorganismos vivem a uma profundidade onde praticamente não existe oxigénio sobrevivendo à custa do sulfureto de hidrogénio. Trata-se de um gás tóxico, e ao consumi-lo as bactérias tornam o habitat próprio para a fauna marinha sendo responsáveis pela abundância de recursos pesqueiros da região – Chile e Perú detêm mais de 15% da biomassa de recursos pesqueiros do mundo.
Os microorganismos, que constituem entre 50% e 90% da biomassa marinha, são responsáveis por 95% da respiração dos oceanos e influem directamente sobre o clima e a cadeia alimentar sendo portanto "chave" no funcionamento dos oceanos.
domingo, 18 de abril de 2010
Cliff Penrose - O Encantador de coelhos
De acordo com o domador deste raro animal raro, esta técnica coloca o coelho em transe, com as patas para o ar, por até 10 minutos à uma hora. Mas você tem que estar confiante no manuseio do animal, e nunca tente fazê-lo quando você estiver estressado, com medo ou nervoso. Segundo Cliff, os coelhos são animais extremamente inteligentes, que reagem ao seu estado de espírito.
Cliff Penrose colocou centenas de coelhos, sob o seu feitiço, e ainda tem uma linha de telefone especial, para os proprietários com problemas. Por causa de seu dom especial, ele está em alta entre os veterinários em St. Austell, Cornwall na Grã-Bretanha.
sábado, 17 de abril de 2010
Top 10 paredes verdes mais bonitas do mundo
1.PNC Financial Services Group
2. Louis Vuitton.
Created by: Gas Design Group
Criação:Gregory Polletta and Sung Jang
sexta-feira, 16 de abril de 2010
A Internet pode diminuir os problemas de refrigeração utilizando água quente
Por que água?
O arrefecimento líquido é, por natureza, o mais eficaz método de refrigeração, porque a capacidade térmica da água é 4.000 vezes maior do que o ar. Além disso, uma vez que o calor é transferido para a água, ele pode ser tratado de forma mais eficiente. No modelo da EHT, a água aquecida do seu servidor pode mesmo fornecer calor para a comunidade local.
Mas porque a água quente?
A água gelada tem sido usada para resfriar os mainframes, mas há um problema – a refrigeração da água exige muita energia elétrica. O processo Suíça usa a água que é de 60-70C (140-158F), que ainda é frio o suficiente para manter os chips dos servidores abaixo da sua "linha vermelha" de 85C.
Como funciona
Computadores e muitos outros aparelhos elétricos dissipam o calor, usando algo chamado de dissipador de calor. Os dissipadores de calor parecem uma linha vertical de espaçadas lâminas de metal retangular,que dissipam o calor produzido e eles trabalham não muito diferente do que as enormes orelhas de um elefante que possuem a sua própria área de refrigeração. O processo da ETH e da IBM “usa o que eles chamam de dissipador de calor microfluídico”. Ele contém uma rede de pequenos canais onde a água é bombeada através deles, absorvendo o calor do metal ao longo do caminho.
Para demonstrar sua tecnologia, a IBM e a ETH estão criando um supercomputador chamado Aquasar, que deve ser concluído este ano. O Aquasar será instalado no campus da ETH, e irá fornecer calor para os seus edifícios. Ele funcionará como um sistema fechado, de modo que a mesma água vai esfriar os servidores e lançar o seu calor nos edifícios, em seguida, retornar para o computador para esfriar novamente. Prevê-se que o novo sistema irá reduzir no campus o arrefecimento da pegada de carbono em mais de 85%, e economizar até 30 toneladas de CO2 por ano.
Fonte:http://www.gizmag.com
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Desenvolvido novo método de produção de energia limpa recorrendo à fotossíntese
Outros aspectos que ainda tem que ser trabalhado são a longevidade das células utilizadas neste método, já que atualmente vivem em apenas uma hora, e a eficiência do processo que neste momento é de 20%, mas que, segundo WonHyoung Ryu, autor principal do artigo em que é descrito o método, pode vir a atingir 100%.
Apesar do trabalho que ainda há a de se fazer para que se possa tornar vantajosa a utilização em grande escala o método é promissor na medida que é muito mais eficiente que a utilização de biocombustíveis que apenas armazenam 3 a 6% da energia solar.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Descoberto um pequeno Exoplaneta que poderia ser chamado de casa no futuro
Esta descoberta francesa é um dos menores exoplanetas já visto. Sua massa é quase 5 vezes a da Terra. O fato de o seu diâmetro ser cerca de 70% maior do que a da Terra indica que a superfície pode ser rochosa. Isto está em contraste com o que outros exoplanetas que são quase tão grande como Júpiter e são compostos principalmente de gás.
Esses gigantes de gás são normalmente encontrados em órbita em silêncio, perto de suas estrelas. A gravidade da estrela afeta o planeta e ao mesmo tempo, a gravidade do planeta afeta a estrela também. Ele cria marés na superfície da estrela. Estas marés agem sobre a órbita do planeta.
Enquanto estudavam o Corot-7B, os cientistas presumiram que a queima da massa do exoplaneta mudou a maré em sua estrela. Isso trouxe o planeta perto da estrela. A proximidade crescente resultou em altas temperaturas, queimando mais massa e acelerando o processo.
Os cientistas usaram um modelo computacional para estimar que Corot-7B tem uma massa de 100 vezes a da Terra, e está 1,5 vezes mais longe da sua estrela.
Quem sabe se este planeta não vai ser "Um lugar chamado casa" no futuro?
terça-feira, 13 de abril de 2010
Advogada britânica lança campanha para que o "ecocídio" seja aceito como um crime internacional
A aceitação do “ecocídio” por parte das Nações Unidas como crime contra a paz permitiria julgar não só os responsáveis por casos de destruição em massa de ecossistemas mas também os “céticos das Alterações Climáticas” que distorcem os dados científicos e os fatos para desencorajar os eleitores a agir para combater o Aquecimento Global e as Alterações Climáticas.
A nova lei do ecocídio que Polly Higgins defende implicaria alterações profundas ao modelo de exploração de recursos atuais, obrigando as empresas a investir em energias limpas já que a extração miniral seria limitada devido ao seu enorme impacto ambiental. Outras atividades seriam afetadas de forma semelhante, porque a contaminação do solo ou da água, a desflorestação e a morte de animais e plantas deixariam de ser possíveis.Se aceite pela Comissão Legislativa da ONU a proposta de Higgins será sujeita a votação pelos representantes dos 197 países-membros.
Fonte: www.guardian.co.uk
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Os controladores de mente I
domingo, 11 de abril de 2010
Milhões de tartarugas morreram em redes de pesca nas últimas décadas, diz estudo
Alternativas
Os pesquisadores sugerem, por exemplo, a substituição dos anzóis convencionais, em forma de gancho, pelos anzóis circulares. Além disso, a pesquisa recomenda ainda o uso mais abrangente de materiais conhecidos como dispositivos de exclusão de tartarugas (DET) , que previnem a entrada dos animais nas redes de pesca e permitem que escapem, caso sejam capturados.Alguns países exigem que as companhias de pesca usem dispositivos para reduzir a captura acidental de outras espécies, mas algumas empresas resistem à ideia alegando que teriam seus lucros reduzidos.
Seis entre os sete tipos de tartarugas marinhas estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.
Acredita-se que o número de espécies da tartaruga de couro, capazes de crescer mais de 2 metros, tenha diminuído em mais de 75% entre 1982 e 96.As tartarugas marinhas sofrem ainda outras ameaças como mares poluídos com sacos plásticos e a perda de seus habitats naturais.
sábado, 10 de abril de 2010
Empire State Building ganha "super janelas" ecológicas
A nova tecnologia será usada para "remanufatura" das janelas. Os vidros isolantes e os caixilhos existentes no prédio serão removidos e reutilizados, o novo o filme será colocado em dois painéis para criar cavidades super isolante que aumentam o desempenho térmico em até quatro vezes, também reduz o ganho de calor solar em 50%.
A vantagem da solução encontrada é que ela não requer novas janelas e não necessita colocar na Lixeira as janelas antigas. A poupança e ganhos ambientais são igualmente impressionantes. É esperada uma poupança com as novas janelas de cerca de mais de US $ 400.000 por ano. A nova janela é parte de um projeto integrado que deverá reduzir o consumo de energia em 38%, economizando US $ 4,4 milhões por ano em custos de energia, e guardar um mínimo de 105.000 toneladas métricas de dióxido de carbono nos próximos 15 anos. A Johnson Controls está supervisionando o projeto completo com uma equipe de peritos em eficiência energética, incluindo a Clinton Climate Initiative, Jones Lang LaSalle, e Rocky Mountain Institute.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Qual é a maior planta carnívora do mundo?
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Ao contrário da maioria das criaturas,as cabras possuem pupilas retangulares
quarta-feira, 7 de abril de 2010
A Disney é amiga do meio ambiente!
As sete metas de longo prazo que foram colocadas no relatório são: zero resíduo, zero emissões de gases de efeito estufa provenientes de combustíveis líquidos, reduzir as emissões gases de efeito estufa provenientes do consumo de eletricidade, o impacto líquido positivo sobre os ecossistemas, minimizar o uso da água, minimizar a pegada de carbono de produtos e informar, ativar e capacitar ações positivas para o meio ambiente.
terça-feira, 6 de abril de 2010
"Água poluída mata mais que violência no mundo,indica a ONU"
Em um relatório intitulado "Água Doente", lançado para o Dia Mundial da Água, o Unep afirmou que 2 milhões de toneladas de resíduos, que contaminam cerca de 2 bilhões de toneladas de água diariamente, causaram gigantescas "zonas mortas", sufocando recifes de corais e peixes.O resíduo é composto principalmente de esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais.
Segundo o relatório, a falta de água limpa mata 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos anualmente. Grande parte do despejo de resíduos acontece nos países em desenvolvimento, que lançam 90% da água de esgoto sem tratamento.A diarreia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas ao ano, segundo o relatório, e "mais de metade dos leitos de hospital no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada."O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto.
Também sugere a proteção de áreas de terras úmidas, que agem como processadores naturais do esgoto, e o uso de dejetos animais como fertilizantes."Se o mundo pretende sobreviver em um planeta de 6 bilhões de pessoas, caminhando para mais de 9 bilhões até 2050, precisamos nos tornar mais inteligentes sobre a administração de água de esgoto", disse o diretor da Unep, Achim Steiner. "O esgoto está literalmente matando pessoas."
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Dessecação do Mar de Aral é “um dos piores desastres ambientais do mundo”
A região foi, em meados do século passado, palco de sobreexploração dos recursos hídricos como parte de um plano da então União Soviética para potenciar a produção de algodão que arruinou a economia baseada na pesca.
Hoje, o leito arenoso com um elevado teor salino alimenta as tempestades de areia afetando zonas tão longínquas como a Escandinávia e o Japão, onde causa problemas de saúde.
Segundo Ban Ki-Moon, o que sucedeu ao Mar de Aral é “um dos maiores desastres ambientais do mundo” e o secretário-geral das Nações Unidas apelou à colaboração das autoridades locais para repararem parte dos danos.
No entanto, a cooperação parece improvável, sobretudo à medida que a crise da água se intensifica – atualmente as autoridades do Uzbequistão queixam-se do impacto da construção de empreendimentos hidroeléctricos que reduzem a montante no Tajiquistão o caudal dos rios que alimenta.
Fonte: www.telegraph.co.uk
domingo, 4 de abril de 2010
Xiaoqiang, o golfinho pintor
sábado, 3 de abril de 2010
A flor que cheira morte
Conhecida como a flor cadáver ou flor cadáver, a Rafflesia lança um perfume que cheira a um cadáver em decomposição, e as pétalas de flores têm uma coloração semelhante à da carne podre. Enquanto a flor lança um cheiro terrível para o homem, ela cheira a jantar para besouros e moscas, que pululam por todo o corpo da flor ajudando na polinização.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Construção de um dos arranha-céus mais "verdes" do mundo aproxima-se do fim
Nos últimos anos e à medida que a tecnologia evolui vão ser incorporadas alterações estruturais nos edifícios que vão ao encontro dos novos critérios no que diz respeito ao seu desempenho energético.
São inúmeros os edifícios construídos nos últimos anos que apresentam uma ou outra inovação, mas atualmente encontra-se prestes a ser concluída a construção de um arranha-ceú que reúne a maioria destas particularidades tecnológicas, que o tornam um dos edifícios mais “verdes” do mundo.
A “Pear River Tower” é um projeto de uma empresa de Chicago (EUA) e está sendo construída na cidade chinesa de Guangzhou(China) pela Guangdong Tobacco Corportation. Apresenta uma arquitetura muito invulgar que foi idealizada para ir de encontro à máxima eficiência energética.
Assim, a torre apresenta um design que permite direcionar o vento que nela incide para duas aberturas tipo-funil em dois andares a 1/3 e 2/3 da altura do edifício, que alojam duas turbinas eólicas. Estas estão preparadas para funcionar sob ventos moderados gerando energia para alimentar os sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado.
Por outro lado, a torre apresenta distintos revestimentos de acordo com a orientação das fachadas. Assim, a Norte e a Sul o edifício encontra-se revestido por duas finas paredes separadas por um corredor ventilado que permite isolar os espaços interiores das temperaturas ambientais extremas. O calor resultante da incidência dos raios solares nestas paredes é transportado para os dois andares mecanizados do edifício onde é usado nos sistemas de desumidificação passiva e de fornecimento de água quente.
Já as fachadas viradas a leste e Oeste apresentam um revestimento triplo de polimento e estão equipadas com palas e estores laminados automáticos cujo grau de abertura acompanha o ciclo solar, impedindo o sobreaquecimento dos espaços interiores.
Estes e outros mecanismos permitem a regulação da temperatura ambiente de uma forma tão eficiente que se reduz a necessidade de ar condicionado, que nestes caso tem uma dimensão 80% inferior ao normal em edifícios desta dimensão.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
A ira da natureza:os 5 vulcões mais mortais do mundo
2.Krakatoa
Krakatoa é uma ilha vulcânica situada entre as ilhas de Java e Sumatra (Indonésia), que é popularmente conhecida por sua erupção em 1883, a erupção foi igual a 200 megatoneladas de TNT, que é 13.000 vezes mais do que a bomba atômica que atingiu Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial, o número de mortos com esse desastre foi mais de 100.000.
3.Mount Pelee
Monte Pelée, localizado na ilha francesa da Martinica é famoso pela sua explosão vulcânica em 1902, de acordo com dados mais recentes ele tomou a vida de mais de 30.000 pessoas e destruiu completamente a cidade de St. Pierre, na Martinica.
4.Nevado del Ruiz
Nevado del Ruiz esta localizado a cerca de 129 quilômetros a oeste de Bogotá, na Colômbia,especialistas afirmam que ele está ativo a 2 milhões de anos, em 1985, uma explosão causou 23.000 mortes a lava destruiu a cidade de Armero e esta tragédia é conhecido na história como a"Tragédia Armero ", de acordo com uma estimativa cerca de 500.000 pessoas de cidades e vilas próximas estão em risco por causa deste vulcão.
5.Mount St Helens
O Monte St. Helens, localizado em Washington é outro vulcão mortal, a sua erupção em 1980 matou 57 pessoas , os E.U.A sofreu com essa erupção colossal de acordo com uma estimativa uma perda de US $ 3 bilhões.
Fonte:http://www.blindloop.com