domingo, 21 de junho de 2009

Senai e Joyful investem em estilo de vida sustentável

Os irmãos Edilaine e Adilson Filipaki, proprietários da Joyful
(Foto: Gilson Abreu)

Projeto pioneiro prevê a aplicação do conceito da sustentabilidade em todo o processo produtivo das peças da Joyful, desde o tipo de matéria-prima utilizada para a confecção das roupas até o ponto de venda, que será inaugurado na próxima terça-feira (23).
Mais que ambientalmente correto, ecológico, orgânico ou reciclável. Um estilo de vida sustentável. É o que propõe o projeto Malha Eco Chic, desenvolvido pela área de moda do Senai Paraná e Joyful - empresa de confecção de Curitiba. Pioneiro no Brasil, o projeto prevê a aplicação do conceito da sustentabilidade em todo o processo produtivo das peças da marca Joyful, desde o tipo de matéria-prima até o ponto de venda. "A proposta é vender um estilo de vida sustentável", destaca o empresário Adilson Filipaki, da Joyful, anunciando a inauguração da primeira loja sustentável de Curitiba, na próxima terça feira (23).
No evento, será lançada a nova coleção da Joyful, marca de moda contemporânea, voltada para as classes A e B. "O conceito é a sofisticação. O valor é a sustentabilidade", explica Filipaki. As peças são de tricot (malharia retilínea), camisaria e calças. "A coleção é composta por peças confeccionadas com tencel - uma fibra feita a partir da polpa de madeira, um recurso natural e renovável retirado de florestas cultivadas com manejo sustentável - e algodão orgânico", detalha o empresário. Para o tingimento das peças, é utilizado corante vegetal, extraído de cascas, galhos, frutos ou raízes oriundos de árvores ou arbustos como pau-brasil, acácia, pau campeche, urucum, entre outros.
O projeto arquitetônico da loja também foi desenvolvido dentro do conceito da sustentabilidade. "Terá mobiliário sustentável e visual clean", conta o proprietário. De acordo com ele, o piso é de madeira sustentável com certificado FSC - Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) e o ambiente tem iluminação natural e luminárias Solatube - lentes instaladas no telhado que captam luz solar e a conduzem através de dutos espelhados até o interior da loja. Na obra foram utilizados cimentos CP-III, que possuem até 70% de subproduto (escória) de fornos em sua composição. Os móveis e a fachada foram construídos com madeira de demolição e a decoração explora entre outras a fibra de bananeira. Além das roupas, serão comercializados móveis, objetos de decoração, biojóias e acessórios, todos com o conceito da sustentabilidade.
Apesar de ser a primeira loja da Joyful em Curitiba, a empresa tem peças expostas em boutiques do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, onde se concentra cerca de 60% das vendas.

Malha Eco Chic
Iniciado em 2007, quando foi aprovado no Edital Senai de Inovação, o projeto Malha Eco Chic tinha o propósito de desenvolver peças de roupas em malharia retilínea de modo sustentável e com estética contemporânea, além de buscar novas oportunidades de negócio para a indústria da moda. "A inovação está na montagem da cadeia produtiva de modo sustentável", observa Annelise Vaine Castelli, consultora de moda do Senai e coordenadora do projeto.Segundo ela, a concorrência com os produtos chineses motivou o desenvolvimento do projeto. "A ideia é fugir da concorrência chinesa por preço e explorar um valor intangível, como a sustentabilidade", diz Annelise.
Uma pesquisa para identificar o comportamento do consumidor curitibano deu maior sustentação ao projeto. Foram entrevistadas 300 pessoas e o resultado apontou que o público que consome moda valoriza a sustentabilidade. "É possível ser chique, moderno e estar na moda com um comportamento sustentável", defende Marianne Reinhardt Rohrig, consultora de moda do Senai. "Estamos nos antecipando a um movimento mundial de consumo e sintonizado com as tendências internacionais de moda", conclui a consultora do Senai.
A execução do projeto contou com a parceria de Éber Ferreira - pioneiro no estudo de tingimento vegetal, Cotan Cotonifício de Andirá, Grupo Lenzing AG, New Jeans/Lavanderia Industrial, Modus Marketing e Semiótica, Zymberg Marketing Direto, Daniele Bonjorno e Karine Poland, do Espaço Arquitetura, e Bernadete Brandão, da UIA Design, consultoria em sustentabilidade.

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