segunda-feira, 22 de julho de 2024

Novas evidências se somam às descobertas que sugerem uma rede de cavernas na Lua

Uma equipe internacional de cientistas usando dados do LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA descobriu evidências de cavernas sob a superfície da Lua. Ao reanalisar dados de radar coletados pelo instrumento Mini-RF (Miniature Radio-Frequency) do LRO em 2010, a equipe encontrou evidências de uma caverna que se estende por mais de 60 metros da base de um poço. O poço está localizado 370 quilômetros a nordeste do primeiro local de pouso humano na Lua no Mar da Tranquilidade. A extensão total da caverna é desconhecida, mas ela pode se estender por quilômetros abaixo do mar. Cientistas suspeitam há décadas que há cavernas subterrâneas na Lua, assim como há na Terra. Poços que podem levar a cavernas foram sugeridos em imagens dos orbitadores lunares da NASA que mapearam a superfície da Lua antes dos pousos humanos da Apollo da NASA. Um poço foi então confirmado em 2009 a partir de imagens tiradas pelo orbitador Kaguya da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), e muitos foram encontrados pela Lua desde então por meio de imagens e medições térmicas da superfície tiradas pela LRO. 

LRO da NASA descobre que poços lunares abrigam temperaturas confortáveis

“Agora, a análise dos dados do radar Mini-RF nos diz até onde essas cavernas podem se estender”, disse Noah Petro, cientista do projeto LRO baseado no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

Poços lunares podem abrigar astronautas

Assim como os “tubos de lava” encontrados aqui na Terra, os cientistas suspeitam que cavernas lunares se formaram quando lava derretida fluiu abaixo de um campo de lava resfriada, ou uma crosta se formou sobre um rio de lava, deixando um túnel longo e oco. Se o teto de um tubo de lava solidificado desaba, ele abre um poço, como uma claraboia, que pode levar ao resto do tubo em forma de caverna. O Mini-RF é operado pelo The Johns Hopkins Applied Physics Laboratory em Laurel, Maryland. O LRO é gerenciado pelo Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, para o Science Mission Directorate na sede da NASA em Washington. Lançado em 18 de junho de 2009, o LRO coletou um tesouro de dados com seus sete instrumentos poderosos, fazendo uma contribuição inestimável para o nosso conhecimento sobre a Lua. A NASA está retornando à Lua com parceiros comerciais e internacionais para expandir a presença humana no espaço e trazer de volta novos conhecimentos e oportunidades.

Fonte: https://science.nasa.gov/s 

 MEUS LIVROS

LEIA GRATUITAMENTE OU COMPRE NA AMAZON

**No Kindle e gratuito com KindleUnlimited**

CLIQUE NO LIVRO PARA ACESSAR O LINK DA AMAZON

Nenhum comentário:

Postar um comentário