segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O enigmático e estranho Lasiognathus

Lasiognathus
Lasiognathus é um peixe das profundezas dos oceanos e pertence à família thaumatichthyidae, com seis espécies conhecidas no Atlântico e Pacífico. Ele é chamado de "pescador completo” (compleat angler), onde o seu aparelho de atração predatória consiste em uma vara de pescar (Osso basal projetado ou pteropterygium), uma linha de pesca (o illicium, nadadeira dorsal modificada), a isca (a esca bioluminescente,uma relação simbiótica com bactérias bioluminescentes que crescem dentro de sua atração retrátil), e ganchos (dentículos dérmicos grandes). Possui também uma enorme mandíbula superior característica, com pré maxillaries que podem ser dobradas para baixo envolvendo a mandíbula inferior muito mais curta.
Thaumatichthys
O parente mais próximo de Lasiognathus é o Thaumatichthys, que também tem pré maxilares ampliados e articulados e um opérculo superior ramificado. No entanto, existem diferenças significativas entre os dois taxóns, que inclui características no Lasiognathus que não são encontradas no Thaumatichthys.
Lasiognathus
Os cientistas encontraram três fêmeas da nova espécie entre profundidades de 3.280 pés e de 5.000 pés (1.000 e 1.500 metros) no Golfo do México. O pequeno peixe, cujos corpos variaram em comprimento de 1,2 a 3,7 polegadas (30 a 95 milímetros), vive em condições extremas: Sem luz solar que não penetra no seu habitat profundo e sofrem ainda imensa pressão de mais de 2.200 libras (1 tonelada) por polegada quadrada.

Fonte: http://www.livescience.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário