sábado, 30 de janeiro de 2016

A velocissima Dorsalis Gluvia, ou aranha camelo

O Dorsalis Gluvia, ou aranha camelo é um aracnídeo que pertence à ordem das solifuges -Solifugae-, um dos seres mais estranhos que se pode encontrar. Os solifuges ou solpúgidos vivem principalmente em áreas áridas e secas do planeta. Parece uma mistura de aranha, escorpião e caranguejo, e se move a uma velocidade espantosa. Seus hábitos são noturnos, não são adoradores do sol, algo que nos faz lembrar o seu nome solifugo - fuja do sol., medo do sol. Assim, durante o dia eles procuram ansiosamente um local escuro ou uma toca para se proteger, o que o faz estarem sempre correndo.
O dorsalis gluvia, possui um comprimento de cerca de 3 cm e é muito menor do que as outras espécies de solifuges, que podem atingir o tamanho de uma mão. Vive nas regiões quentes do Mediterrâneo e pode chegar a outras áreas de terra quentes e menos quentes, mas secas e ensolaradas. Apesar de sua aparência, que é certamente estranha e, talvez, assim, causar medo, é inofensivo, pelo menos o dorsalis gluvia. No entanto, em plena luz do dia eles têm o "mau hábito" de sair correndo em nossa direção. Mas esta corrida não se destina a prejudicar-nos, eles esta em busca da nossa sombra ou abrigo que fornece a escuridão, mas é claro que não é sempre bem interpretado. Em qualquer caso, o que não se pode fazer é levá-la à mão, pois pode morder para se defender.
Os solifuges são predadores vorazes e se alimentam de outras aranhas, insetos e até mesmo escorpiões tudo depende do tipo de solífugo e seu tamanho. Ataca em alta velocidade jogando suas mandibulas poderosas com uma pinça ou quelíceras situados na parte da frente da cabeça. Eles usam suas grandes pedipalps terminadas em uma espécie de ventosa para segurar suas vítimas. Uma vez que presa esta moribunda, ele a pulveriza com uma substância que amacia o tecido e permite uma alimentação mais fácil. Com esta velocidade e violência no ataque não há necessidade de veneno, suas quelíceras não estão conectados à glândulas de veneno. Eles não vivem muito tempo, provavelmente devido ao metabolismo especial e gasto de energia com que esses seres se deslocam rapidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário