domingo, 29 de abril de 2012

Um cisne pode matar um homem?

O americano Anthony Hensley, de 37 anos, trabalhava em uma empresa que retirava gansos de propriedades particulares. Alguns dias atrás, pela manhã, ele remava em um caiaque em um lago de um condomínio privado, em Chicago, quando foi subitamente atacado por cisnes. Uma das aves subiu no caiaque, virou o barco e lançou o funcionário na água. Anthony tentou nadar até a margem, mas os cisnes bloquearam seus movimentos e impediram que saísse da água. O desfecho trágico: o pai de dois filhos acabou morrendo afogado no local. Os especialistas ainda estão intrigados sobre como isso pode ter acontecido. 
Como é que aves atacam uma pessoa dessa maneira? Uma das respostas está na espécie: o cisne-branco (Cygnus olor) já é notório pela reação violenta quando está protegendo o ninho. Como o período de construção dos ninhos para armazenar os ovos de cisnes é justamente na primavera (abril a junho, no hemisfério norte), o mais provável é que Hensley tenha avançado com seu caiaque perigosamente próximo de um ninho, e sofreu uma represália imediata. Não se trata de um animal pequeno. O cisne-branco pode pesar mais de 13 quilos e sua envergadura de asa pode ultrapassar os 2,4 metros. 
Já houve registros semelhantes de cisnes atacando seres humanos na história, mas não deixa de ser um acontecimento muito raro. Apesar disso, os cientistas desfazem alguns mitos. Um cisne não é forte o suficiente para quebrar uma perna ou um braço, por exemplo, e não pode matar uma pessoa simplesmente com os próprios golpes. O caso de Hensley foi uma infelicidade, já que ele se afogou. Se estivesse em terra, certamente não seria morto pelas aves. Mas fique esperto: jamais podemos esperar que os cisnes deixem de defender seus ninhos quando se sentem ameaçados.


Fonte:http://www.bbc.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário