terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O inesperado lagarto de língua azul

O lagarto de língua azul compreende o gênero Australasian, Tiliqua, que contém alguns dos maiores membros da família skink (Scincidae). Uma característica de destaque do gênero é uma grande língua azul que pode ser utilizada como um blefe de alerta para potenciais inimigos.São originário de Madagascar, mas foram trazidos para Land Down Under na Austrália como animais de estimação.
Os línguas azuis têm proporções do corpo um tanto incomuns: possui uma cabeça grande e um corpo alongado com pernas muito curtas e pés pequenos. A sua cauda uniformemente afunilada é mais curta do que o corpo. Lagartos machos têm uma cabeça proporcionalmente maior do que as fêmeas, mas as fêmeas são maiores em geral.A característica mais notável destes lagartos é a língua azul no interior da boca cor-de-rosa brilhante.Como todos os répteis, não produzem nenhum calor no corpo.Sua temperatura corporal depende da temperatura ambiente e eles podem ser encontrados no período da manhã ou durante os dias mais quentes. Em dias frios permanecem inativos em seu abrigo. (Eles necessitam uma temperatura do corpo, de 30 a 35 ° C para serem ativos).
Sua dieta consiste de matéria vegetal e pequenos animais. Que podem ser besouros, lagartas, grilos, lesmas e até mesmo outros pequenos lagartos. Comem qualquer coisa que eles possam dominar. Mas eles não são muito rápidos, portanto eles costumam comer bichos mais lentos, como lesmas e caracóis. Possuem mandíbulas fortes para esmagar os besouros grandes e conchas de caracol. Eles também podem morder em defesa quando se sentem ameaçados. Ele enfrenta a ameaça abrindo a boca. A língua azul no interior da boca-de-rosa é uma visão inesperada projetada para assustar o atacante. O lagarto também sussurra em voz alta e achata seu corpo que faz com que pareça maior .


Fonte: http://www.outback-australia-travel-secrets.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário