Um peixe impressionante, o Halobatrachus didactylus ou xarroco é um predador temível. Com "cara de poucos amigos", vive entre os 10 e os 50 metros de profundidade, passando grande parte do tempo semi-enterrado no fundo, na areia ou lama, ou debaixo de pedras, à espera que as presas passem ao seu alcance para num ápice as engolir com a sua bocarra enorme, com dentes fortes, o maxilar inferior é proeminente, com expansões cutâneas, o que lhe permite engolir presas muito grandes.
Tem hábitos solitários, é sedentário e alimenta-se basicamente de peixes, crustáceos e moluscos, embora não enjeite os vermes. Com uma cabeça maciça e completamente desproporcionada em relação ao corpo, os olhos colocados lateralmente e chegados ao topo da cabeça, a sua cor pode variar entre o castanho avermelhado e o verde, muitas vezes com manchas - tem o corpo coberto por uma substância viscosa, que é tóxica, e o seu aspecto faz lembrar um tamboril, ainda que nada tenha a ver com este.
Contrariamente ao que se pensa, a presença do xarroco indica água de boa qualidade, pois não tem grande resistência a águas poluídas. São bastante comuns nos estuários dos Rios Sado e Tejo em Portugal.
Fonte: http://cba.fc.ul.pt/
Por acaso vi um destes "feiosos" peixes próximo do Parque das Nações (Março 2011)... não sei se sobreviveu, as águas não pareciam nada limpas!!
ResponderExcluirJá vi várias vezes e até fotografei. Pelo menos durante a noite, já vi muito acima dos 10m. Esta foto num mergulho nocturno no Portinho da Arrábida foi feita a apenas 4 ou 5 metros: http://www.flickr.com/photos/jpsilva1971/8678383483/
ResponderExcluirAmigo prestame tus imagenes para la wikipedia
ResponderExcluirNão sei porquê, o link que coloquei é para outro peixe bem mais raro. Esta é que é de um Halobatrachus didactylus fotografado no Portinho da Arrábida:
ResponderExcluirhttps://www.flickr.com/photos/jpsilva1971/5767277389/