segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aurelia aurita, a fascinante água-viva da Lua

A água-viva da Lua, Aurelia aurita ,também conhecido como geléia do mar comum, possui entre 5-40 cm de diâmetro. Elas podem ser reconhecidas por sua coloração delicada e requintadas, muitas vezes com padrões de manchas e faixas. Seu comportamento depende de um número de condições externas, em especial, fornecimento de alimentos. A Aurelia nada por pulsações da parte superior em forma de sino. A natação é a principal função para manter o animal perto da superfície da água ao invés de fazer progressos através da água.
Elas nadam horizontalmente, mantendo o sino perto da superfície em todos os momentos. Isso permite que os tentáculos propaguem-se sobre a maior área possível, para melhor pegar o alimento. A Aurelia aurita é carnívora e alimenta-se de zooplâncton. Seus principais alimentos incluem organismos pequenos e jovens de moluscos, crustáceos, larvas tunicate, nematóides, jovens poliquetas, protozoários, diatomáceas e ovos. Elas também foram observados comendo ctenóforos e pequenas hydro medusas.
A Aurelia aurita é encontrada perto da Costa dos oceanos índico e pacífico, em águas principalmente quentes e tropicais (mas eles podem suportar temperaturas baixas de 6 ° C e altas como 31 ° C).Elas são conhecidas por viver em águas salobras com baixo teor de sal (0,6%).A diminuição de salinidade na água diminui a curvatura do sino e vice-versa. Uma temperatura ótima para os animais está entre 9° e 19 °.


Fonte: http://marinebio.org

Um comentário:

  1. MUITO LEGAL O SEU BLOG, GOSTEI D+! CONTINUE SEMPRE ASSIM; É DIFÍCIL, HOJE EM DIA, TER ALGO ÚTIL E SOLENE NA INTERNET! PARABÉNS! :D

    ResponderExcluir