O tamanho de um morcego pode variar de
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Curiosidades sobre os morcegos que você provavelmente não sabia
Únicos animais mamíferos com capacidade de vôo, o morcego representa nada menos do que 25% de toda fauna de mamíferos existentes no mundo. Esses animais são representados por cerca de 1.000 espécies possuindo uma variedade muito grande tanto de formas quanto de tamanhos. Os morcegos têm uma facilidade muito grande de se adaptarem a qualquer local e eles têm uma espetacular capacidade de se esconder de maneira que quando entra numa casa se torna bastante complicada a missão de se livrar dele e com seu vôo ultra-rápido é capaz de fazer o Terror das Criancinhas e até mesmo de adultos, pois a maioria das pessoas acredita que os morcegos se alimentam de sangue o que causa um medo muito grande.
No entanto somente três das espécies que existem são hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue e estas espécies são encontradas na América Latina e no México. Os demais têm uma imensa variedade de hábitos alimentares, tantas como nunca se viu em nenhuma outra espécie de animais, pois se alimentam com néctar, frutas, artrópodes, pólen, peixes, vertebrados pequenos, entre outros tipos.
Poucos são os predadores dos morcegos, pois é muito difícil caçá-lo devido a sua velocidade, é preciso ser um Gato Artista para chegar a caçá-lo, mas nas zonas urbanas isto acontece. Já as Corujas e falcões costumam pegar os filhotes. Gambás e cuícas também são predadores de morcego. Esses animais são muito temidos pelo fato de serem os maiores transmissores da raiva e por isso devemos procurar mantê-los afastados do lugar onde vivemos, respeitando-o como animal silvestre que é. Em Tonga e na África Ocidental o morcego é sagrado. Relacionados com vampiros, os morcegos são também símbolo de doença e morte. No Brasil a Lei de Proteção a Fauna garante que os morcegos não podem ser perseguidos, caçados ou destruídos, pois são espécies silvestres e as pessoas que os atacarem responderão por crime.
Veja mais algumas curiosidades sobre os morcegos:
1 - As fezes dos morcegos foram largamente utilizadas para fabricação de pólvora.
2 - Os morcegos são grandes controladores de insetos. Algumas espécies ingerem 200 ou mais insetos em apenas uma hora de vôo.
3 - Os morcegos são responsáveis pela formação de florestas. Ao ingerir um fruto deixa cair as sementes, distantes do local original, onde nascerá nova árvore. Mais de 500 pequenas sementes podem ser transportadas por um único morcego, por noite.
4 - Os morcegos ajudam na reprodução de mais de 500 espécies de plantas, visitando as florestas de noite como fazem de dia os beija-flores, transportando o pólen de flor em flor.
5 - Há morcegos que se alimentam de pequenos animais, incluindo os roedores, que tanto prejuízo trazem à agricultura.
6 - Os morcegos são largamente utilizados em pesquisas, incluindo a ação de medicamentos que no futuro serão empregados ao homem.
7 - As fezes do morcego constituem excelente adubo que, foram largamente explorados, até o desenvolvimento de adubos sintéticos.
8 - Os morcegos têm sido analisados na utilização do sonar que poderá auxiliar o homem.
9 - A saliva do vampiro, por ter forte ação anticoagulante, poderá ser largamente empregada para o tratamento de várias doenças vasculares.
10 - Os morcegos são importante elo na cadeia alimentar.
11 - Os morcegos poderão no futuro atuar como controladores de pragas em nossa agropecuária
Fonte: http://animais.culturamix.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário