terça-feira, 13 de setembro de 2011

Descoberta 50 novas Super-Terra que poderiam suporta a vida

HD 85512 b
Mais de 50 novos planetas - incluindo um chamado super-Terra que poderia suportar a vida - foram descobertos pelo telescópio caçador de exoplaneta do European Southern Observatory (ESO).Os recém-descobertos planetas incluem 16 super-Terras, que são potencialmente mundos rochosos, e são mais massivas que o nosso planeta. Um em especial - chamado de HD 85512 b - tem captado a atenção dos astrônomos, porque ele orbita no limite da zona habitável de sua estrela e teria condições para suportar a vida.
"As novas descobertas superaram todas as expectativas e inclui uma população excepcionalmente rica de super-Terras e tipo de planetas hospedado por estrelas muito semelhantes ao nosso sol", afirmou o líder da equipe Michel Mayor, da Universidade de Genebra, na Suíça, em um comunicado. "E melhor ainda - os novos resultados mostram que o ritmo de descoberta está se acelerando."
A potencialmente habitável super-Terra, oficialmente chamada de HD 85512 b, possui 3,6 vezes mais massa que a Terra, e sua estrela-mãe está localizada a cerca de 35 anos-luz de distância, tornando-se relativamente perto.A HD 85512 b foi encontrada em órbita na borda da zona habitável de sua estrela, que é uma estreita região em que é possível ter água líquida por possuir as condições adequadas.Uma análise mais aprofundada da HD 85512 b e os outros exoplanetas será capaz de determinar mais sobre a potencial existência de água na superfície.
"Acho que estamos em um tempo incrivelmente excitante",disse Kaltenegger a repórteres em uma coletiva no dia 12 de setembro. "Não estamos apenas indo lá para descobrir novos continentes - na verdade estamos indo lá fora, para descobrir novos mundos." Os astrônomos já descobriram 564 novos planetas, com cerca de 1.200 novos candidatos adicionais sob investigação com base em dados do observatório espacial Kepler.


Fonte: http://www.space.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário