domingo, 25 de setembro de 2011

Brachycephalus ephippium, a rã dourada

A Ephippium Brachycephalus é uma rã pequena, com adultos variando de 12,5 mm a 19,7 milímetros de comprimento. Embora pequena, ela tem um corpo robusto, com pernas curtas. A cor da pele é amarela se aproximando do laranja. A íris é completamente preta. Possuem três dedos funcionais. As falanges também são reduzidas, em número e tamanho, de modo que os dedos das mãos e pés são mais curtos e menores. As falanges terminais são em forma de T.
Essas rãs são diurnas durante a estação chuvosa. Geralmente eles andam sobre a camada de folhas, mas vão encontrar um bom esconderijo abaixo delas se a umidade se aproximar de 100%. Durante a estação seca, eles permanecem sob a serapilheira .Os machos são altamente territoriais durante a estação chuvosa. Quando outra rã se aproxima, ela emite sinais tanto por vocalização como movendo um braço para cima e para baixo na frente de seu próprio olho. Se o intruso é um macho e continua se aproximando, ela abraça e luta com o intruso, empurrando-o para longe.
A reprodução ocorre durante a estação chuvosa. Seus cantos consistem de uma série contínua de zumbidos de duração de dois a seis minutos. A chamada começa com as primeiras notas com cinco ou seis pulsos, terminando com notas que têm até quinze pulsos. Sinais visuais podem ser mais importantes do que os sinais vocais nesta espécie uma vez que a vocalização parece ser mais suave em volume do que o ruído de fundo ambiental.
A dieta do adulto consiste de pequenos artrópodes, principalmente colêmbolos , mas também incluem ácaros e larvas de insetos.Esta espécie não está ameaçada. Seu alcance é de dentro de áreas protegidas na floresta costeira atlântica brasileira. Estas rãs secretam uma ephippiotoxina, um composto como a tetrodotoxina, que é uma potente neurotoxina que bloqueia os potenciais de ação nos nervos. Esta substância liga-se aos poros dos canais de sódio voltagem-dependentes existentes nas membranas das células nervosas.


Fonte: http://amphibiaweb.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário