O molusco gigante, Tridacna gigas (conhecido como pā'ua nas Ilhas Cook Māori), é o maior molusco bivalve vivo. O T. gigas é uma das espécies mais ameaçadas de mariscos.Podem pesar mais de 200 kg (440 lb) medir até 120 centímetros de diâmetro, e tem uma vida média no estado selvagem de 100 anos ou mais.Eles também são encontrados ao largo da costa das Filipinas, onde são chamados de taklobo.
O T. gigas vive na areia de coral plana ou em corais quebrados e pode ser encontrado a uma profundidade de até 20 m. Sua gama cobre o Indo-Pacífico, mas as populações estão diminuindo rapidamente e os moluscos gigantes foram extintos em muitas áreas onde outrora era comum. Eles têm a maior distribuição geográfica entre as espécies de molusco gigante, e podem ser encontrados em lagoas, ou recifes. Sua taxa de crescimento rápido é provavelmente devido à sua capacidade de cultivar plantas em seu tecido corporal.
Como frequentemente acontece com espécies estranhamente grande, o molusco gigante tem sido historicamente mal interpretado. Ele era conhecido nos tempos passados como o molusco assassino ou o marisco comedor de homem e respeitáveis manuais científicos e técnicos, alegavam que o grande molusco causava mortes; versões de uma manual da marinha dos EUA até dava instruções detalhadas para se libertar de suas garras rompendo os músculos adutores usado para fechar sua concha.
Hoje, o molusco gigante não é considerado agressivo e nem particularmente perigoso. Enquanto é certamente capaz de prender uma pessoa, a ação de fechamento da concha é defensiva e não agressiva e as válvulas da concha são demasiadamente lentas para representar uma séria ameaça. Além disso, muitas pessoas grandes são completamente incapazes de serem presas nas suas conchas.
Fonte:Molluscan Research
Nenhum comentário:
Postar um comentário