Os corvos não são as únicas aves com memória diabolicamente poderosa. Pombos também são capazes de lembrar de forma espontânea que os seres humanos os maltrataram, e até mesmo uma tentativa de disfarçar a identidade de seu agressor não pode enganá-los. Felizmente, os pombos não são como os corvos, que são conhecidos por manterem cinco anos de rancores. Mas uma vez que um pombo reconhece um ser humano como uma ameaça, parece que não há maneira de convencê-los de outra forma. Esse é o experimento realizado por pesquisadores da Universidade de Paris. A equipe não trabalhou em um laboratório com pombos em cativeiro, mas com aves selvagens que não tinham recebido nenhum treinamento ou instruções especiais. Apesar disso, os pombos exibiram uma aptidão incrível para reconhecer rostos humanos.
A experiência que os pesquisadores conduziram foi assim: Dois seres humanos de aparência semelhante foram para um parque. Uma pessoa iria ignorar completamente os pombos, enquanto a outra tentaria ativamente afastá-los. Em seguida, a dupla voltaria, mas desta vez não iriam incomodar os pombos. Os pesquisadores repetiram isso várias vezes, em algumas ocasiões, com os dois seres humanos trocado de roupa, de modo a confundir os pombos, mas os pássaros imediatamente reconheciam o humano que outrora os maltratou e fugiam daquela pessoa.
A Dr. Dalila Bovet explica o que isso significa:"É muito provável que os pombos reconheceram os pesquisadores por suas faces, uma vez que os indivíduos eram do sexo feminino e de idade semelhante, com a mesma cor da pele. Curiosamente, os pombos, sem treinamento, e espontaneamente, observaram as características mais relevantes dos indivíduos (provavelmente os traços faciais), em vez do jaleco que cobria 90% do corpo. "Essa habilidade é possivelmente um desenvolvimento moderno para os pombos que vivem entre os humanos nas cidades e outras áreas.Desde que os seres humanos possuem tanto controle sobre o habitat preferido dos pombos, faz sentido que as aves teriam desenvolvido uma habilidade básica para reconhecer que os seres humanos são possíveis ameaças”, concluiu a Drª Bovet.
Fonte: http://m.io9.com
novo site de busca para blogs
ResponderExcluiracesse: www.cademeublog.blogspot.com
Participe você tbm!
Moral da História: Nunca maltrate um pombo, ou vc pode tomar um cagão na cabeça.
ResponderExcluirTô ferrado então, eu vivo espantando eles quando estão reunidos, dia desses um deles cagou em mim, pegou uma parte na cabeça e uma parte na mochila, olhei pra cima e tinha pelo menos uns 15 nos fios!!!
ResponderExcluir