sexta-feira, 15 de julho de 2011

Podemos salvar a humanidade através da criação de super-abelhas

Por razões que não são completamente compreendidos, as abelhas estão morrendo. Isso poderia significar um desastre para nós, uma vez que dependemos das abelhas para polinizar plantações. A solução? Criar super-abelhas resistentes a doenças e pragas. O que poderia dar errado?
Uma combinação de vírus resistentes a inseticidas e ácaros já matou 85% de todas as abelhas no Oriente Médio, de 10% a 30% na Europa, e mais de 30% das abelhas norte-americanas. Uma vez que nós comemos 83.000 milhões de dólares por ano de culturas polinizadas - que é uma grande parcela de alimentos do mundo - o potencial desaparecimento das abelhas pode ser catastrófico para a humanidade.
Pesquisadores da Universidade de Manitoba, em Winnipeg tem uma solução, ainda que nunca terminasse bem quando se tentou nos filmes. Eles estão localizando abelhas rainhas de colméias que já mostram uma resistência incomum às doenças, e depois as enviam para outros locais no Canadá, onde podem ser expostas a ácaros e diversas doenças. Quem sobreviver começará uma nova raça, e a esperança é que eles selecionem apenas as mais resistentes das abelhas.
Os resultados já são impressionantes -, enquanto apenas 46% das abelhas européias podem sobreviver ao inverno, 75% dessas super-abelhas podem suportar as condições de frio. No entanto, mesmo as abelhas com imunidade total para os ácaros e vírus provavelmente não vão resolver a crise atual, precisa ser resolvido o uso de pesticidas, as alterações climáticas e outros fatores humanos. Mas estas abelhas novas podem dar-nos tempo para resolver o problema, ou pelo menos até que tenhamos novas opções para lidar com o problema.


Fonte: http://m.io9.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário