quarta-feira, 11 de maio de 2011

A perigosa viúva negra (Lathrodectus tredecimguttatus)

A viúva negra (Lathrodectus tredecimguttatus) é uma aranha escura, com o corpo medindo cerca de 1 cm, possui algumas linhas brancas e 13 manchas vermelhas vivas no abdômen. Só a fêmea é descrita com sendo perigosa. A virulência da picada depende não só da estação do ano, como da sensibilidade da vítima.O veneno desta aranha é muito tóxico, no entanto, produz uma pequena quantidade, pelo que só há perigo para crianças pesando menos de 15 Kg.Não são agressivas, picam somente quando comprimidas ao corpo, como por exemplo quando calçamos um sapato, ou colocamos um boné. Ocorrem em vegetação arbustiva, e podem aparecer perto de residências também.

Logo após a picada, aproximadamente depois de 35 minutos, inicia-se uma dor local, do tipo mialgia, de intensidade e extensão variáveis, sudorese, agitação psicomotora, podem ocorrer também taquicardia, hipertensão arterial e arritimias cardíacas, dores abdominais, cãibras. O veneno da viúva negra tem ação neurotóxica. Vítimas como crianças, pessoas com cardiopatias, gestantes e idosos, são considerados como do grupo de risco, devendo ser o tratamento, mais intensificado devido à probabilidade de posteriores complicações.

Viúva negra do Mediterrâneo

Viúva negra Mediterrâneo(Fêmea)

A viúva negra Mediterrâneo ou aranha da estepe é uma espécie de aranha viúva do gênero Latrodectus. É comumente encontrada em toda a região do Mediterrâneo, desde a Espanha a Ásia sudoeste e central, daí o nome. A Viúva negra do Mediterrâneo é na cor preta, semelhante à maioria das outras espécies de viúva, e é identificado por treze pontos que se encontram em seu abdômen dorsal. Estes pontos são geralmente de cor vermelha, mas também pode ser amarelo ou laranja. Trata-se de outra maneira similar a outras espécies no gênero Latrodectus.

Viúva negra Mediterrâneo(macho)

A viúva do Mediterrâneo principalmente vive em estepes e outros pastos, e pode ser um problema importante em áreas onde os grãos são colhidos à mão. A fêmea da espécie tem uma envergadura de cerca de 10-20mm, enquanto o macho é menor e atinge 4-7mm na melhor das hipóteses. Só a picada da aranha fêmea é perigosa (tanto para seres humanos ou animais). Como todas as espécies de Latrodectus, ela tem uma mordida dolorosa que é fatal em casos raros. Há muitos relatos de trabalhadores rurais ucranianos receberem mordidas, enquanto trabalhava nos campos.No Cazaquistão, existem relatos desta espécie morder e matar camelos. Acredita-se que esta espécie é a causa de Tarantismo, muitas vezes, falsamente atribuídos as tarântulas (Lycosa tarantula).


Fonte: http://pochemutak.ru/

Nenhum comentário:

Postar um comentário