A aparência áspera e espinhosa destes lagartos esconde seu temperamento normalmente calmo. Se for abordado em estado selvagem, a resposta habitual do dragão barbudo (Pogona barbata)é ficar imóvel e confiar na sua camuflagem. Se ele ainda se sentir ameaçado ele estende a "barba" na garganta e abre a boca para revelar o forro amarelo. Se continuar a ameaça eles vão continuar a luta, mas raramente vão morder. Com um comprimento total de cerca de 55 centímetros, o dragão oriental barbudo é um animal impressionante.
Distribuído na parte oriental da Austrália, os dragões barbudos são comuns em florestas abertas, charnecas, até mesmo em algumas fazendas. Sua principal exigência são árvores que possam ser utilizadas para fugir do sol escaldante, ou simplesmente para marcar seu território. Se as árvores estão em falta, eles vão usar postes como uma alternativa.
Os dragões barbudos adultos comem uma grande quantidade de matéria vegetal, possivelmente tanto quanto 80 à 90% de sua dieta total. Folhas, frutas, frutos e flores são avidamente consumidos. Os insetos fazem parte da dieta dos adultos e da maioria da dieta dos filhotes.
Fonte: http://www.reptilepark.com.au
Nenhum comentário:
Postar um comentário