sábado, 30 de abril de 2011

Pesquisa revela que as formigas têm uma rede social semelhante ao Facebook

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, liderada pelo biólogo Noa Pinter-Wollman estudou as interações entre as formigas cortadeiras vermelhas (Pogonomyrmex barbatus), nativa dos desertos do sudoeste americano.Todas as formigas utilizam um sistema de sinais químicos para se comunicar. As moléculas são secretadas através dos seus exoesqueletos e são transferidos para outras formigas da colônia, quando as antenas esfregam as moléculas. Isto lhes permite compartilhar informações como, onde foram, quais fontes de alimentos podem ter encontrado, ou se os predadores estão na área.

Utilizando uma câmara de simulação de entrada, a equipe de pesquisadores mediu a troca de informações entre duas formigas de diferentes colônias. Para o registro das trocas de informação, a equipe usou então um programa de computador concebido para identificar cada formiga individualmente e contar suas interações com as outras. Um total de 4.628 interações foi gravado. Em média, cada formiga tinha cerca de 40 interações. No entanto, cerca de 10 por cento das formigas fizeram mais de 100 contatos com outras formigas. Outra pesquisa esta analisando apenas o que faz com que essas formigas sejam mais sociais do que outras dentro das colônias.

Os pesquisadores comparam este tipo de socialização ao verificado em sites como o Facebook. Enquanto a maioria das pessoas tem um número relativamente pequeno de amigos no Facebook, existem algumas com uma lista de amigos na casa dos milhares. São esses amigos que agem como uma espécie de centro de difusão de informações para um grande número de leitores. Estas formigas particularmente estão funcionando como um grande hub social de informação.


Fonte: http://www.physorg.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário