A cabeça é pequena, com uma mandíbula grande e aparência desfigurada, repleta de muco nas cavidades delimitadas por bordas serrilhadas e coberto por uma pele fina. Os olhos são relativamente pequenos, inseridos no alto da cabeça, a cabeça inteira, é de um marrom escuro ao preto e é fortemente comprimida lateralmente. As barbatanas são pequenas, simples e sem espinhos.Como compensação para os olhos reduzidos, a linha lateral é bem desenvolvida e aparece como um sulco aberto ao longo dos flancos.
Segundo a BBC's Blue Planet, o Peixe Ogro tem os maiores dentes dos peixes de oceano, proporcionais ao tamanho do corpo. Os filhotes são morfologicamente muito diferentes - ao contrário dos adultos, possuem espinhos na cabeça e olhos maiores, uma bexiga natatória funcional, dentes muito menores e depreciáveis, e são da cor cinza.
O Peixe Ogro está entre os peixes pelágicos mais profundos encontrados até 5.000 metros abaixo do nível do mar. São mais comumente encontrados entre 200 - 2.000 metros, no entanto, os filhotes aparentemente permanecem dentro do curso superior deste intervalo. Eles podem sofrer migrações diurnas como é comum com os peixes de águas profundas, durante o dia estes peixes ficam nas profundezas sombrias e a noite sobem para as camadas superiores da coluna de água para se alimentar com a luz das estrelas, voltando a águas profundas ao raiar do dia.Os Peixes Ogro podem formar cardumes pequenos ou irem sozinho.Acredita-se que eles usam a quimiorecepção para encontrar suas presas, contando com a sorte de esbarrar em algo comestível.
Como os dentes menores os filhotes alimentam-se principalmente por filtração do zooplâncton da água, enquanto os adultos têm como alvo outros peixes e lulas. Os dentes e bocas destes animais são uma característica comum entre as criaturas pequenas do abismo (por exemplo, Viperfishes, Daggertooths, Bristlemouths, Barracudinas, Tamboris), acredita-se que isto deva ser uma vantagem magra nessas águas onde não se encontra nada que deva ser considerado uma refeição possível. O Peixe Ogro por sua vez, são predados por outros grandes peixes pelágicos, tais como o atum e o espadim. Eles são conhecidos por serem robustos, quando comparados a muitos peixes de profundidade, têm sido mantidos vivos por meses em aquários, apesar das condições que são significativamente diferentes de seus habitats de profundidade habitual.
Fonte: http://www.digitalfishlibrary.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário