quinta-feira, 10 de março de 2011

O que é mais mortal,um Furacão ou um Tornado?

Tornado

Os furacões são mais mortais do que os tornados, mas alguém que tenha experimentado um tornado vai precisar de algo mais convincente para não ter mais medo de experimentar novamente. É sobretudo uma questão de escala.Então, como eles são diferentes? Eles diferem na forma como eles são formados e nas áreas que afetam, mas a principal diferença é o tamanho. Os furacões são tempestades tropicais intensas, normalmente das ilhas do Caribe, na costa do Golfo da América e sua costa leste. Eles são formados no meio do Atlântico ocidental, normalmente de 5 a 20 graus Norte, e geralmente se movem em direção ao Norte/Oeste ou Oeste/Norte/Oeste.
Furacão

Tecnicamente eles são células fechados de baixa pressão, que, de acordo com a Escala Beaufort de vento, desenvolvem ventos de até Force 12, ou mais de 75 mph (121 kph) - às vezes muito mais. Espirais redondas de ventos no sentido anti-horário são atraídos para o centro do furacão (o olho), antes de levantar. É a velocidade do vento que provoca mais danos, mas há o efeito adicional da pressão do ar que pode permitir que a superfície do mar suba, algumas vezes em níveis incomuns.Ao redor do olho cresce enormes torres de nuvens cúmulo-nimbus, alimentadas pelo ar ascendente, permitindo que uma chuva muito forte e, talvez, o granizo caia, acompanhada de trovões e relâmpagos.
Tornado

O olho, perfeitamente de ar parado, pode ter até
30 milhas (50 km) de lado, e o furacão todo pode ter um diâmetro de 460 milhas (800 kms). Os furacões podem mover-se de 10 à 15 mph (16-24 km / h), mas raramente duram mais do que três ou quatro dias. Uma temporada de furacões em média pode durar entre final de julho e início de outubro. Assim, durante este período, os efeitos de um furacão - ventos fortes, chuvas e granizo, tempestades e elevação do nível do mar - produzem uma combinação mortal, e qualquer área costeira afetada provavelmente enfrente algum nível de devastação. Uma vez na terra os furacões começam a se dissipar, por isso seus efeitos são quase que totalmente restrita às regiões costeiras.Tempestades semelhantes ocorrem também no Oceano Pacífico, onde eles são chamados de ciclones e, na Austrália, willy-willies.
Tornado

Tornados, pelo contrário, afetam as zonas in
teriores. Eles se formam durante a primavera e o início do verão, ao longo de linhas de instabilidade entre o ar frio do norte e do ar, quente e úmido dos trópicos, e ocorrem mais frequentemente no centro e centro-oeste dos EUA. No entanto, eles também podem se formar sobre o Reino Unido e as planícies do oeste da Europa. O aquecimento intenso do solo local provoca uma irrupção repentina de ar em um vórtice que parece puxar as pesadas nuvens escuras em forma de funil para a terra. Um tornado possui geralmente cerca de 100 metros ou mais de diâmetro, e só vai durar cerca de uma hora. No entanto, a intensidade de seus ventos, que podem ser de até cerca de 200 mph (300 kph), pode causar uma devastação total, principalmente se ele cortar uma faixa com uma área muito habitada.
Furacão

Na maioria das vezes, e felizmente, os torna
dos só afetam as zonas rurais e, portanto, simplesmente provocam interesse e entusiasmo, mas se acontecer de passar por uma vila ou cidade pode limpar o local completamente. O dano vai incluir a perda de imóveis, e às vezes de vidas, assim o seu efeito não pode ser minimizado. É possível dar um aviso de furacões se aproximando, de modo que os efeitos podem ser minimizados, em certa medida, ao passo que tornados são totalmente imprevisíveis, e ocorrem tão de repente que há pouca ou nenhuma chance de alguém escapar estando no lugar errado na hora errada. Essa rapidez pode fazer com que os tornados pareçam mais mortais, mas tomado como um todo, os efeitos dos furacões podem ser tão difundidos e duradouros, que sua taxa de mortalidade é geralmente muito maior.

Tornado
Muitas ilhas do Caribe foram varridas por furacões, causando problemas econômicos de vários anos. Cidades costeiras foram danificadas pelo vento e necessitaram de programas de reconstrução no atacado, e claro, quem pode esquecer os estragos do furacão Katrina, uma vez que fez com que as águas em torno de Nova Orleans subissem e fizesse um enorme estrago. Estes efeitos são duradouros, tanto para a propriedade e para as pessoas, e o número de mortos pode continuar a crescer muito tempo depois do evento. Talvez seja uma questão de julgamento subjetivo.
Furacão Katrina

Ambos são mortais em sua própria maneira, tornados em não dar nenhum aviso, mas os furacões são tão grandes e lentos que os seus efeitos são normalmente muito maiores e certamente mais variados e de longa duração. Em termos globais os dois são mortais.




Fonte:http://www.helium.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário