terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os antigos egipcios e seus insetos sagrados

Nas galerias de arte do Antigo Egito, no Museu de Belas Artes de Boston encontram-se antigas representações de artrópodes.Datando de cerca de 3.500 anos atrás, existem diversos artrópodes, entre eles o escaravelho, que os egípcios consideravam sagrado.
Para ser mais preciso, os egípcios veneravam o Scarabaeus sacer. A bola de esterco que esta espécie rola lembrou os egípcios, compreensivelmente, do sol da manhã e, por extensão, a renovação da vida diária.
Os escarabeídeos não são os únicos tipos de insetos em exposição, no entanto. Os egípcios estavam entre as primeiras pessoas a manter as abelhas domesticadas e colher o mel, e em suas diversas obras entalhadas em pedra e pintadas notasse a apreciação deles pela abelha Apis mellifera.
Este entalhe em particular há um destaque para as abelhas, e até, raramente, mantém algumas de suas pinturas originais:
Na coleção egípcia, escaravelhos e abelhas são os únicos artrópodes que se encontram representados. Escorpiões, alguns com um veneno poderoso, abundam na África do Norte, e os egípcios utilizaram muitos escorpiões em sua arte. No entanto, não há nenhum escorpião representado nos objetos de Boston.



Fonte: http://wildparty.typepad.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário