sábado, 15 de janeiro de 2011

Manucomplanus varians, o caranguejo coroado

Este é o único caranguejo eremita (Manucomplanus varians) que faz sua casa fora do hidrocoral staghorned (Janaria mirabilis). O hidrocoral corroí quimicamente o escudo original dos gastrópodes, por isso, ao fazer a sua “casa” o caranguejo ermitão usa seu chela, ou garra, para selar a entrada da "casca". Os grandes galhos da coroa do coral staghorn Janaria crescem de tal forma que, se o ermitão é virado de cabeça para baixo, pode não ser capaz de se virar novamente.
Os caranguejos eremitas são encontrados em áreas da areia no entorno dos recifes, em vez de se mover sobre eles. Estas criaturas ativas passam o tempo lutando por comida e fazendo excelentes parcerias com as algas.
Eles comem algas filamentosas,cianobactérias, camarões, vieiras, mariscos e mexilhões.O caranguejo ermitão staghorn é encontrado em uma mistura de areia e rocha, nas profundidades de 6-183 m (2-60 pés), entre o Golfo da Califórnia central ao Panamá.
O caranguejo ermitão apara a entrada da sua “casca” para se adequar às exigências de seu tamanho porque o hidrocoral cresce continuamente. Este caranguejo eremita é muito apreciado por colecionadores e geralmente aparece em redes de arrasto.



Fonte: http://www.oceanoasis.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário