segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A esquisita enguia boca de guarda chuva

A enguia boca de guarda chuva, conhecida cientificamente como Eurypharynx pelecanoides, é uma das criaturas mais bizarras do fundo do mar. Seu atributo mais notável é a grande boca. Esta enorme boca é muito maior do que o corpo da enguia. A boca é frouxamente articulada, e pode ser aberta o suficiente para engolir um animal muito maior do que si mesmo. O peixe, então, a deposita em uma bolsa, que se assemelha a de um pelicano. Na verdade, esse guarda chuva da boca da Eurypharynx faz com que ela seja conhecida como enguia pelicano. As paredes do estômago também podem esticar para acomodar grandes refeições.
Apesar de sua gigantesca boca, acredita-se que a dieta da enguia é composta principalmente de pequenos crustáceos, uma vez que a enguia tem dentes muito pequenos, que provavelmente não permita que ela tenha peixes grandes em uma base regular. A boca grande pode ser uma adaptação para permitir que as enguias comam uma grande variedade de presas quando o alimento é escasso. Também pode ser usado como uma grande rede.
A enguia pode nadar em grandes grupos para pescar camarões ou outros crustáceos com sua boca aberta. A enguia também é conhecida por se alimentar de cefalópodes (lulas) e outros pequenos invertebrados. Quando a enguia engole suas presas também leva uma grande quantidade de água, que é então lentamente expelida através das fendas de suas brânquias. A enguia boca de guarda chuva em si são predadas por peixes lanceta e outros predadores de águas profundas.


Fonte: http://oddanimals.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário