quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Ctenolepisma lineata, o inseto que é um fóssil vivo

Este é um fóssil vivo: Ctenolepisma lineata (ordem Thysanura), uma das várias espécies comumente chamadas de traças. Possui cerca de meia polegada de comprimento, não incluindo as antenas.Esta espécie é nativa do sul da Europa, mas agora é encontrado em quase todo o mundo devido à introdução acidental, embora seja ausente nos pólos.É encontrado tanto em ambientes internos e ao ar livre e pode ser uma praga incômoda.
Thysanurans são os mais antigos e primitivos insetos existentes. Eles não possuem asas e não sofrem qualquer metamorfose: sim, eles crescem da mesma forma por uma sucessão de mudas ao longo das suas vidas. Embora seus corpos se tornem não maior do que um centímetro, alguns de seus ancestrais, que viveram em densas florestas úmidas entre 350 e 290 milhões de anos atrás, era do tamanho de ratos.
Em latitudes temperadas, os thysanurans ocorrem quase que exclusivamente em ambientes quentes. A sua dieta onívora consiste em qualquer amido e proteínas que encontra: papel,cola de encadernações de livros, tecidos, tapetes, peles, papel de parede, cereais, carne, e os corpos dos mortos e moribundos artrópodes.Quando perturbado, os thysanurans correm muito rápido. Não tendo a vantagem de vôo, eles precisam de reflexos rápidos e muita velocidade nas pernas para escapar de predadores. Normalmente os thysanurans são predados por aranhas e centopéias.


Fonte: http://wildparty.typepad.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário