domingo, 19 de dezembro de 2010

05 espécies surpreendentes de lesmas do mar

O esplendor destes seres hipnotiza. Mas, para os inimigos, estes predadores vorazes dispõem de um fabuloso arsenal de ácidos e venenos, retirados dos próprios adversários. Com suas cores quase brilhantes, apresentam tal profusão de saliências onduladas, órgãos sensitivos e florestas de “dedos” sinuosos que é difícil distinguir qual lado é qual. Lindos, delicados, de aspecto inofensivo, são os equivalentes subaquáticos das borboletas, estas são as lesmas do mar,abaixo apresentamos 05 belos exemplares:

1. Lesma Pena:
Os oceanos são locais aterrorizantes para as criaturas que vivem neles. Predadores estão em toda parte, e a luta pela simples sobrevivência muitas vezes pode significar emprego de táticas que nós seres humanos imaginamos ser bizarro. Um método experimentado e testado para se proteger dos inimigos com fome é tornar-se tão visível quanto possível, mesmo que isso pareça contraditório, porque, na natureza, as cores brilhantes são freqüentemente vistas como avisos de que a criatura em questão não é comestível, de modo que quanto mais colorido, melhor.

2. Tumbalen:

No fundo do mar, entre as rochas e plantas, existem cerca de 3.000 variações de uma criatura que, certamente, está entre os animais mais visualmente impressionantes que você sempre espera ver, estes membros da família "nudibrânquio", mais comumente conhecidos como lesmas do mar, são em muitos casos, exemplos de como a natureza pode ser deslumbrante.

3.Notodoris gardineri:

O nome latino é uma referência as suas brânquias expostas, pelas quais esses animais respiram, como não tem conchas, estes animais de corpo mole defendem-se não só com a sua cor, mas também por meio de células urticantes em seus corpos, bem como secreções tóxicas.

4.Ocellata:

Sua visão é especialmente ruim, e seus olhos são sensíveis à luz. Em compensação, esta lesma do mar possui saliências no corpo chamadas de Rhinopores, através dos quais eles podem sentir o cheiro da água ao seu redor, sendo capaz de detectar vestígios de produtos químicos que lhes dão todas as informações que eles precisam para encontrar comida e outros de sua espécie. Ser carnívoro tem vantagens sobre os concorrentes na medida em que pode consumir coisas que outros não conseguem.

5. Nembrotha Kubariyana:

Os corais e as anêmonas do mar contêm toxinas urticantes que essas lesmas do mar são capazes de processar, para uso próprio, o que significa que o veneno não tem efeito sobre elas. Não só isso, mas certas espécies têm um tipo especial de algas dentro de seus corpos que geram nutrientes e assim fornecem energia extra quando expostos à luz solar.



Fonte: http://green-buzz.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário