sábado, 23 de outubro de 2010

Os maravilhosos répteis de Madagascar

Phelsuma madagascariensis kochi
90% das mais de 300 espécies de répteis em Madagascar são endêmicas. A lista de répteis da ilha inclui: lagartos,cobras,tartarugas e crocodilos.Ao contrário do que se possa pensar devido a sua proximidade, Madagascar não possui espécimes de répteis encontradas em outros países africanos.
Uroplatus fimbriat
É interessante notar que os répteis da ilha têm seus parentes mais próximos na América do Sul e não na África. Por serem tão exóticos, os répteis de Madagascar são muito procurados por colecionadores no comércio ilegal. Como conseqüência, algumas espécies de camaleões, lagartixas e tartarugas estão ameaçadas de extinção.
Phelsuma guttata
Existem mais de 210 espécies de lagartixas em Madagascar.A maioria das lagartixas tem hábitos noturnos, mas em Madagascar existem também algumas com hábitos diurnos que se alimentam de insetos.
Camaleões
O mundo tem 150 espécies de camaleões, e metade delas pode ser encontrada em Madagascar. Camaleões são pequenos répteis famosos por sua capacidade de mudar de cor. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os camaleões não mudam de cor para se camuflar no meio-ambiente, mas sim para demonstrar diferentes emoções, defender seu território e se comunicar com outros camaleões.

Furcifer pardalis
Os camaleões conseguem mudar de cor graças a 2 camadas de células especializadas, logo abaixo da sua pele transparente.Os camaleões são muito protetores de seu território e agressivos com outros membros da sua espécie. Eles são caçadores oportunistas que esperam sua presa chegar perto e atacam com suas longas e pegajosas línguas.

Calumma parsoni
A maioria dos camaleões bota ovos. Em algumas partes de Madagascar as pessoas têm medo de camaleões, que são vistos como criaturas místicas com poderes mágicos e a capacidade de prever o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário