quarta-feira, 8 de setembro de 2010

05 surpreendentes lagartas

Na linguagem vulgar, chama-se lagarta ao primeiro estágio larval dos insetos da ordem lepidoptera. Têm o aspecto de vermes, por vezes segmentados e com os rudimentos dos três pares de patas característicos dos adultos. O estado seguinte chama-se pupa e geralmente forma-se dentro dum casulo.
Geralmente, as lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente chegue a essas dimensões. Algumas alimentam-se de folhas de plantas e podem constituir uma praga nas culturas e jardins
.Veja neste post 5 interessantes exemplares destes animais:


1. Sibine stimulea:
A lagarta Saddleback (Sibine stimulea), é a larva de uma espécie nativa de mariposa nativa da América do Norte. A espécie pertence à família Limacodidae, é também conhecida como albarda.
As lagartas são essencialmente verdes, com marrom em ambas as extremidades, e um proeminente ponto branco e marrom no centro, que se assemelha a uma sela. Elas se alimentam de uma grande variedade de plantas, e os adultos são marrom escuro. Na Flórida, eles são conhecidos por se alimentam de palmas ornamentais, como a Adonidia merrilli (palma de Natal).
Estas lagartas têm um par de "chifres" em ambas as extremidades, e estas, como grande parte do corpo, tem pêlos urticantes que segregam um veneno irritante. As suas picadas podem ser muito dolorosas. Elas podem causar inchaço, náuseas, e deixar uma erupção cutânea que podem durar dias. Indivíduos com pele sensível devem ser advertidos a entrar em contato com elas com uma reação que pode ser mais grave do que a reação típica.

2. Apatelodes torrefacta:


A Apatelodes torrefacta, ou Apatelodes manchada, é uma espécie de mariposa da família Bombycidae ou Apatelodidae (se essa família é considerada válida). Pode ser encontrada a partir de Maine e sul da Flórida, ao leste do Texas e ao norte de Wisconsin A sua envergadura é de 32-42 mm. Os adultos criam asas de maio a agosto.

3. Arctia cajá:


O Arctia caja é uma mariposa da família Arctiidae.Ela tem uma envergadura de 45 a 65 milímetros.Os padrões conspícuos de suas cores servem como um aviso aos predadores, pois os fluidos do corpo da mariposa são venenosas. Seus efeitos ainda não são totalmente conhecidos, mas contêm grande quantidade de neurotóxicos.

4. Automeris io:

A Traça Io (Automeris io) é uma mariposa norte-americana muito colorida da família Saturniidae. Seu habitat vai desde o sudeste de Manitoba ao extremo sul de Ontário, Quebec e New Brunswick, no Canadá, nos E.U.A é encontrada em Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nebraska, Colorado, Novo México, Texas, Utah, a leste dos estados e até o extremo sul da Flórida.

5.Amyntor ceratomia
:

A Amyntor ceratomia, às vezes é chamada de Esfinge quatro chifres, é uma espécie norte-americana de mariposa da família Sphingidae. Ela tem uma envergadura de 3 ¼ - 4 ½ polegadas (8,2-11,5 cm).As larvas (lagartas) se alimentam de olmos (Ulmus), mas eles também podem ser encontradas alimentando-se de bétula (Betula), basswood (Tilia) e cereja (Prunus). Quando as lagartas estão prontas, rastejam para o fundo da árvore hospedeira, onde debaixo da terra a pupa pode hibernar por muito tempo.

Fonte:http://www.discoverlife.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário