segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dragão azul (Glaucus atlanticus), a beleza perigosa

O Glaucus atlanticus, ou Blue Dragon (Dragão azul), é muitas vezes chamado como a "Frota Azul", porque seu meio usual de transporte é flutuar no oceano e deixar se levar pelas correntes. Isso é feito aos milhares, transformando as águas em um espetáculo maravilhoso. Embora o show seja de uma beleza intensa, o dragão azul é capaz de injetar, mas muito desajeitado e lento, nematocitos através da pele humana, por isso são muito perigosos. O Glaucus atlanticus é uma espécie de lesma do mar azul, um molusco gastrópode marinho da família Glaucidae. Esta é a única espécie do gênero Glaucus,mas está intimamente relacionado com Glaucilla marginata, outro membro da família Glaucidae.
O tamanho normal dessa espécie é entre 5 e 8 cm de comprimento. É cinza prateado, no lado dorsal e escuro e azul claro ventralmente. Ele tem listras azuis escuras ao longo da borda de sua parte inferior . Tem um corpo afilado, que é achatado e tem seis apêndices que se ramificam em raios.
Ele é distribuído nos oceanos do mundo, em águas temperadas e tropicais. Regiões onde esta lesma encontra-se incluem o Leste e Sul da costa da África do Sul, nas águas européias e Moçambique. Esta espécie flutua de cabeça para baixo sobre a tensão superficial do oceano.

12 comentários:

  1. Acho que nem todo mundo sabe o que é "nematocistos". Eu mesmo tive que pesquisar...

    MAs em fim, o bichinho é bonito mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, isso é de verdade? É um bicho lindo, dá pra perdoar o veneno... hehehe

    ResponderExcluir
  3. A postagem deve ter sido copiada diretamente de alguma fonte que lida com assuntos de Biologia. Acho que a postagem ficaria mais rica se o autor explicasse o que é um nematocisto.

    ResponderExcluir
  4. Achei um no final do ano em Ilha Comprida. Tadinho...devia estar perdido...

    ResponderExcluir
  5. o cara é bonito demais encontrei um na praia de busca vida litoral norte bahia dei de presente a um professor de biologia o cara ficou muito alegre kleber reis ssa

    ResponderExcluir
  6. O nematocisto é um mecanismo utilizado por cnidários, animais aquáticos como medusas, alforrecas, hidras, etc.
    A maioria destes animais possui tentáculos, que, por sua vez, possuem cnidoblastos (ou cnidócitos). Sob qualquer perturbação, os cnidoblastos desenvaginam o seu filamento, substâncias tóxicas características de cada espécie.
    O nematocisto é originado pelo Complexo de Golgi dos cnidócitos.

    O nematocisto é, portanto, um mecanismo de defesa e ataque dos animais.

    (Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20101025132222AAm8EtF)

    ResponderExcluir
  7. Nematocisto em moluscos? Nunca ouvi falar!! Em Cnidários sim, mas neles nunca.

    ResponderExcluir
  8. Encontrei esse molusco em Aracaju-Se, ele estava na perna da minha filha e o local ficou avermelhado como a picada de um mosquito, mas eu não sabia o que era e devolvi ao mar, mas antes tirei uma foto,claro!

    ResponderExcluir
  9. Este blog é uma beleza! Acabo de descobrí-lo.Vou ser sua seguidora.Sou velha prof.de Biologia,do Uruguay,que vim já faz 30anos para o Brasil Sou jornalista e escribi muito sobre ecologia e Amazonia.Hoje com 67 anos sou escritora e poeta,porém me interesso ainda pelo biológico.Vou compartir com meu Facebook e com meu blog
    gravatadeacoirolo.blogspot.com
    Dea Coirolo
    Alaompe
    wwwalaompe.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
  10. Por acaso encontrei um na ilha do Pico e lindo mas muito perigoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se me quiserem dar um estão á vontade eu quero um como animal de estimação por favor dêem me um a sério ele é lindo de mais

      Excluir
    2. Nossa não sabia que ele é tão perigoso! Lindo de mais .....
      Espero tirar um 10 desse trabalho !kk

      Excluir