terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ave elefante:A maior ave de todos os tempos

As aves elefantes, eram ratites gigante nativas de Madagascar e estão extintas provavelmente desde o século XVII. Étienne Flacourt governador francês de Madagascar de 1640 a 1650, relatou freqüente avistamentos de aves elefante.
A Aepyornis (ave elefante) foi a maior ave do planeta, acredita-se que tinha 3 metros de altura e pesava perto de 400 kg, fósseis de adultos Aepyornis e os seus ovos foram encontrados; em certos casos, os ovos tinham uma circunferência de mais de um metro e um comprimento de até 34 centímetros. O tamanho dos ovos é aproximadamente 160 vezes maior que um ovo de galinha.
Como não há nenhum registro fóssil nas florestas de Madagáscar, não se sabe com precisão se havia espécies adaptadas à floresta densa, como a cassowary da Austrália e Nova Guiné de hoje. Entretanto, alguns frutos de palmas foram encontrados nas visceras de fósseis da ave.
Acredita-se que a extinção da Aepyornis foi devido à atividade humana. Estudos arqueológicos recente encontraram vestígios de ovos em restos de fogueiras humanas, sugerindo que os ovos regularmente serviam de refeições para toda a família, mas não se sabe se houve a caça de pássaros adultos, embora haja prova que realmente foram caçadas.
Animais que vieram com os colonizadores humanos, como as ratazanas e os cães podem também ter predado os ovos da Aepyornis reduzindo a sua viabilidade.O prazo exato em que ela foi extinta também não é certo; estórias destas aves gigantes persistiram por séculos na memória da população.
Uma segunda teoria afirma que caçadas dos humanos levaram as aves elefante a extinção em um tempo muito curto para um território grande (a hipótese blitzkrieg).
Uma terceira teoria viável à explicação das aves elefantes gigante, aparentemente apontada primeiramente por Sir David Attenborough seria devido a mudança do clima, relacionado a uma crescente seca em Madagascar durante o Holoceno (ao qual o impacto dos seres humanos poderia ter sido um aditivo).



Nenhum comentário:

Postar um comentário