Ainda não se descobriu o quê levou a evolução dos fungos à bioluminescência. Porém, a teoria mais aceita sugere que é apenas questão de estratégia de reprodução, pois ao brilhar, atrairá mais insetos que ficarão impregnados com esporos que posteriormente sairão os dispersando por ai. Muito melhor do que contar com a dispersão pelos ventos, que são muito limitados dentro da área de floresta.Veja abaixo 03 exemplos de cogumelos que geram luminescência:
1. Cogumelo Mycena lux-coeli:
Durante a estação chuvosa do Japão, um cogumelo que brilha no escuro, começa a brotar nas praças de Wakayama. Os cogumelos Mycena lux-coeli brotam em árvores caídas e à medida que cresce, uma reação química ocorre produzindo um pigmento emissor de luz, fazendo com que um brilho verde fantasmagórico surja. A parte superior pode crescer chegando a 2 cm (cerca de 1 polegada) de diâmetro, mas como os cogumelos são propensas à desidratação, eles só têm alguns dias para viver, uma vez que a chuva pare eles morrem.
.
2.Cogumelo Omphalotus Olearius:
Através de funções metabólicas e fisiológicas, todas as coisas vivas devem produzir e, finalmente, eliminar resíduos. Este fungo exala seus resíduos através de seus poros, e alguns destes resíduos são luciferases. Luciferases são enzimas comumente utilizadas para a bioluminescência (ou emissão de luz por um organismo vivo), como nos vaga-lumes. O cogumelo Omphalotus Olearius é da cor laranja, ou amarelo-gill que para um olho destreinado é semelhante a alguns chanterelles.
3.Cogumelo Luminescent Panellus (stipticus Panellus):
O stipticus Panellus é um cogumelo amplamente distribuído, mas é mais comum no leste da América do Norte em madeiras podres. Nasce em madeiras podres e revive em águas pluviais, após secagem, como muitas espécies de Marasmius.
Fonte:http://oddee.com
interessante
ResponderExcluirPreciso de um desses para usar como abaju em meu quarto, hauahauahauahau!!!
ResponderExcluirQue lindos! *o*
ResponderExcluir